Notícias

Música, danças e poesia marcam inauguração da nova sede do Odomodê

Publicada em 28/07/2018, às 13h49 | Atualizada em 30/07/2018, às 16h14

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Josué de Oliveira
Odomodê
A nova sede do Odomodê fica localizada no Morro do Quadro
Diego Alves
Odomodê
Nara Borgo: A inauguração do Odomodê dá início à programação da Semana da Juventude

Foi com música, capoeira e hip hop que foi inaugurada, na manhã deste sábado (28), a nova sede do Núcleo Afro Odomodê, localizada no Morro do Quadro. A atividade marca o início da 5ª Semana Da Juventude.

A solenidade contou com a participação do prefeito Luciano Rezende e da secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, além de lideranças comunitárias do Morro do Quadro e Vila Rubim

Durante o ato, grupos de jovens atendidos pelo equipamento fizeram apresentações culturais. Entre elas, danças, poesias e coro formado por crianças.

Para o prefeito Luciano Rezende a inauguração do Odomodê é uma das ações mais importantes da gestão. Segundo ele, quando se consegue incluir o jovem e fazer com que ele tenha contato com as artes, a educação, o esporte e a cultura, é possível ter uma sociedade mais protegida.

"Só se consegue uma sociedade mais justa com todo mundo tendo oportunidades. Nosso governo é para as pessoas. Essa é nossa prioridade. E o Odomodê é de todos vocês, é um local abençoado para que possamos divulgar que o Brasil e o mundo só será justo quando todos forem visto da mesma forma", destacou.

Diego Alves
Odomodê
O prefeito Luciano Rezende e a secretária Nara Borgo inaugurando o espaço
Diego Alves
Odomodê
As comunidades do Morro do Quadro e da Vila Rubim participaram da solenidade

Referência

A secretária Nara Borgo reforçou que esse é um momento importante, já que a inauguração do Odomodê dá inicio à programação da Semana da Juventude, evento feito com muito carinho e pensado junto com os jovens da cidade.

Nara lembrou ainda que, apesar do Odomodê ter ficado fechado um tempo para reforma, o espaço continuou realizando suas atividades no projeto Odomodê Itinerante.

"O Odomodê é vivo em cada jovem que passou e que passa por aqui. Mesmo fechado, se manteve vivo em todos os bairros da cidade. Por isso, estamos coroando aqui algo que vai além do espaço físico. Parabéns à Juventude negra, que faz do Odomodê um espaço forte, potente, afetuoso e levando políticas públicas para o município inteiro e sendo referência nacional".

Talentos

Durante o evento, a coordenadora de Políticas Pública para a Juventude da Semcid, Aline Passos, comemorou mais essa conquista dos jovens da Capital. Segundo ela, o espaço é um celeiro de talentos, com pessoas potentes e criativas.

"Com muita criatividade, força de vontade, nós vamos fazer de Vitória uma cidade cada vez melhor de se viver e referência em políticas públicas para a Juventude".

Skate, oficinas e samba

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude, vai realizar uma série de atividades para a juventude.

Haverá oficinas de dança, grafite, turbante, poesia e batalha de rimas. Outra atração é o Festival Juventude de Samba, no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara. O evento terá participação dos grupos Dandaras do Ritmo e Pura Semente .

Confira a programação completa

No espaço, os jovens empreendedores vão ter a oportunidade de comercializar seus produtos, como bebidas, comidas e artesanato.

Saiba mais sobre o Odomodê

Desde 2006, o Núcleo Afro Odomodê desenvolve atividades culturais voltadas para jovens afrodescendentes entre 13 e 29 anos, que residem em Vitória. O núcleo é um espaço de formação, convivência e participação que busca estimular, sensibilizar e mobilizar os jovens para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões.

Entre as atividades oferecidas gratuitamente no espaço, estão oficinas que contribuem com o resgate e a valorização da cultura afro. Em 2013, o núcleo iniciou a série Diálogos Odomodê, um grupo de estudos voltados para temas ligados ao movimento negro no Espírito Santo.

Rodas de conversa, debates, exibição de filmes, apresentações em escolas e em outros espaços culturais são iniciativas do Odomodê para também orientar, tirar dúvidas e formar opinião crítica sobre diversos assuntos do universo jovem. Em todas suas ações, o Odomodê busca incentivar o protagonismo juvenil e contribuir com a autoestima de todos os jovens.

Como participar

Para se inscrever nas atividades oferecidas, é necessário ser morador de Vitória e apresentar o original e a cópia dos seguintes documentos: identidade, comprovante de residência e declaração de escolaridade.

Onde fica

Rua são Bartolomeu, 121 - Morro do Quadro, Vitória
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Diego Alves
Odomodê
Durante a inauguração foram realizadas atividades artísticas e culturais
Diego Alves
Odomodê
Os jovens atendidos no Odomodê comemoraram a nova sede

Voltar ao topo da página