Notícias

Mulheres da US Alagoano participam de palestra sobre empreendedorismo

Publicada em 23/03/2018, às 14h43

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Palestra sobre empreendedorismo na US Alagoano
Grupo Mulheres Unidas de Caratoíra participou de palestra para incentivar as integrantes a empreender e criar seus próprios negócios
Divulgação Semus
Palestra sobre empreendedorismo na US Alagoano
Encontro aconteceu no auditório da US Ariovaldo Favalessa/Alagoano

Tudo começou como um grupo terapêutico de saúde mental, no qual algumas mulheres se encontravam para falar sobre suas angústias e seus sonhos. Com o tempo, elas foram se conhecendo, se apoiando e se fortalecendo e, agora, dois anos depois, elas formaram o grupo Mulheres Unidas de Caratoíra (MUCA).

Essas mulheres se encontram todas quintas-feiras à tarde, na Unidade de Saúde de Alagoano, e buscam força para ir cada vez mais longe. Uma das esferas em que elas querem se tornar mais fortes e independentes é na área financeira.

Ação intersetorial

Por isso, os serviços municipais de Saúde e de Assistência Social se uniram e apresentaram, na última quinta-feira (22), uma palestra sobre empreendedorismo. A oficina "AsseSUAS Trabalho" foi promovida por Liliane Monfardini, do Serviço de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A psicóloga Paôla Peterle, uma das coordenadoras do grupo de mulheres na unidade, explicou que a questão financeira se tornou tema recorrente no grupo, principalmente, depois da crise. Para orientá-las sobre como poderiam agir para mudar suas realidades e alcançar seus objetivos, a ação intersetorial foi desenvolvida.

"As mulheres já fazem tantas coisas nas suas rotinas que, sem perceber, já desenvolvem algumas características importantes no empreendedorismo, como versatilidade, persistência, criatividade, controle de gastos. Esperamos que esse grupo cresça e se fortaleça na união dessas mulheres".

Incentivo

Winy Fabiano, de 28 anos, é uma das mulheres mais ativas no grupo. Ela e sua mãe criaram há um ano uma marca para os produtos que comercializam: Ubunto Quitutes. No MUCA, Winy procura incentivar as suas colegas a lutar por seus sonhos. "Temos muitas mulheres empreendedoras aqui na comunidade, mas também temos algumas sem autonomia nenhuma. E a mulher pode contribuir com sua força e com suas ideias para melhorar não só a própria vida, mas também a vida de toda a sua comunidade", afirmou.

Serviço

Grupo de Mulheres Unidas de Caratoíra (MUCA)
Reuniões: quintas-feiras, às 14 horas, no auditório da Unidade de Saúde Favalessa/Alagoano. Encontros abertos a todas as mulheres da região

Unidade de Inclusão Produtiva

A Inclusão Produtiva é um serviço que trabalha com a oferta de cursos de iniciação profissional e acompanhamento de munícipes assistidos pela rede socioassistencial. Onde funciona: 

  • UIP Escola da Vida, na rodovia Serafim Derenzi, São José (em frente ao Banestes), telefone 3332-5976;
  • UIP São Pedro, na rodovia Serafim Derenzi, 4684, São Pedro, ao lado do PA, telefone 3233-8211.

Voltar ao topo da página