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Mulher entre 31 e 40 anos é quem mais procura atendimento no Procon de Vitória

Publicada em 07/03/2018, às 14h58

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Atendimento no PROCON Municipal na Casa do Cidadão

Maior número de mulheres sendo atendidas no Procon demonstra que elas estão mais atentas aos seus direitos (Ampliar imagem)

Atendimento no PROCON Municipal na Casa do Cidadão

Mulheres são maioria entre os consumidores que apresentam as suas queixas e reclamações no Procon de Vitória (Ampliar imagem)

Uma pesquisa feita pelo Procon de Vitória revela que mulheres na faixa etária entre 31 e 40 anos são as que mais correm atrás dos seus direitos quando o assunto é a relação consumerista. De 15 de março de 2017 até a última terça-feira (5), 54,22% das reclamações registradas no órgão foram feitas por mulheres e 45,78%, por homens.

Para a gerente do Procon, Herica Correa Souza, isso demonstra que as mulheres estão mais atentas aos seus direitos.

Idade

Quanto à idade média de quem vai à Casa do Cidadão, localizada em Itararé, em busca de orientações para sua defesa enquanto consumidor, pessoas com idade entre 31 e 40 anos representam 22,33% do número geral de cidadãos que comparecem aos guichês de atendimento do órgão.

Em segundo lugar, com 18,97%, estão consumidores com idade entre 51 e 60 anos, seguidos daquelas pessoas na faixa etária de 41 a 50 anos, com 18,45%. Já 16,33% dos atendimentos são para jovens entre 21 e 30 e 13,46%, para idosos entre 61 e 70 anos. Os percentuais para consumidores com mais de 70 anos e até 20 anos são 8,91% e 1,55%, respectivamente. 

Problemas

De acordo com a pesquisa do Procon, problemas ligados aos serviços essenciais (água e energia) são os que mais levam os moradores da capital a procurar atendimento no órgão. Nos últimos 12 meses, 32,07% dos atendimentos foram de tentativas de sanar alguma dúvida a respeito dos serviços prestados nessa área. Os assuntos financeiros estão na segunda posição no ranking, seguidos de queixas de produtos e serviços privados. 

Onde moram

A pesquisa do Procon sobre o perfil do consumidor que comparece ao órgão revelou também onde moram essas pessoas. É do bairro Jardim Camburi que vem a maior parte dos consumidores que comparecem aos guichês de atendimento do Procon. Nos últimos 12 meses, foram 917 atendimentos (13,21%). Os outros bairros mais demandados são: Jardim da Penha, com 544 atendimentos (7,84%), e Santa Martha, com 323 (4,65%).

Base

Herica Correa Souza disse que a pesquisa vai ser utilizada como base para o desenvolvimento de ações educativas e informativas no âmbito da capital. "Estamos intensificando nossas ações para educação e formação de consumidores cada vez mais conscientes e sustentáveis. A pesquisa nos ajuda a saber direcionar nossos projetos".


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