Notícias

Mucane sedia debate sobre história do samba na Piedade e Fonte Grande

Publicada em 23/03/2017, às 07h00 | Atualizada em 24/03/2017, às 16h07

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Unidos da Piedade
Unidos da Piedade é a primeira escola de samba do Estado: tradição será lembrada no debate

O samba é uma das maiores expressões culturais brasileiras. Para debater e aprofundar os desdobramentos do gênero, começa neste sábado (25) o projeto "Acervo do Território do Samba Capixaba", com o encontro intitulado "Diálogos de Carnaval", às 13 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro.

O primeiro bate-papo será sobre o Carnaval Capixaba e as perspectivas da manifestação cultural no Estado. O evento irá reunir profissionais, sambistas e artistas do Carnaval.

Lançamento

Dentro do evento, também acontece o lançamento do livro "Memórias e Culturas nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos", do historiador, diretor cultural da Unidos de Vila Isabel e doutorando sobre Carnaval (UFRJ) Vinicius Natal, que também participará do debate. O livro aborda, entre outros assuntos, a importância da memória das escolas de samba e das pessoas que se preocupam com a memória das agremiações.

Projeto

O projeto "Acervo do Território do Samba Capixaba (Morros da Fonte Grande e Piedade)" foi idealizado pelo grupo Raízes da Piedade e contemplado pelo Edital de Educação Patrimonial da Secult.

O trabalho tem a proposta de preservar a memória e os valores sociais dos sambistas capixabas, relembrando a inserção dessa manifestação cultural e a transmissão dos saberes, que acontecem no Estado desde a década de 1950.

O projeto pretende criar um arquivo que apresente a história do samba nesse território, da criação da Piedade, que é a primeira escola da samba do Estado, o surgimento das comunidades e dos personagens que contribuíram com a perpetuação dessa arte popular.

Serviço

Acervo do Território do Samba Capixaba - Diálogos de Carnaval
Quando: 25 de março (sábado), às 13 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane - avenida República, 121, Centro, Vitória
Aberto ao público


Voltar ao topo da página