Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Mucane recebe lançamento de livros sustentáveis

Publicada em 05/05/2017, às 08h00

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc

Livro o resto as ondas apagaram

Livro "o resto as ondas apagaram", do autor Juplin Jones, será lançado no Mucane (Ampliar imagem)

Partindo da afirmação de que o corpo humano é composto de 70% de água e criando uma metáfora de que a sede desse mesmo corpo vai além dos líquidos que ele consome, o poeta Juplin Jones lança, nesta terça-feira (9), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), o livro "o resto as ondas apagaram".

Esse é o seu primeiro trabalho publicado como autor. "Divido o livro em três partes, com sete poemas cada, representando essa proporção: de líquido e sede. A palavra sente sede. O artesanato com as palavras é o que tenta ser o sólido. É um pouco do Brasil periferia", explica o jovem poeta, que acredita que seus textos sofrem mais influências de suas vivências cotidianas do que de inspiração.

Juplin também é editor do projeto e criador da Poesia de Papelão Cartonera, editora que usa um conceito sustentável nas suas publicações. "A ideia da editora nasceu de minhas vivências no meio literário. Tem muitos autores bons. As periferias são ricas culturalmente. A ideia é colocar essa galera em evidência. Nesse vaivém de estudos de publicações independentes, conheci o movimento cartoneiro. Amor à primeira vista".

Incentivo

Divulgação Semc

Livro o resto as ondas apagaram

Autor acredita que seus textos sofrem mais influências de suas vivências cotidianas do que de inspiração (Ampliar imagem)

Para o escritor, os canais independentes são um caminho para democratizar o acesso à produção literária contemporânea. "As publicações independentes estão cumprindo um papel importante nesse cenário. Livros baratos, livros acessíveis. Todo o processo de produção passa por nossas mãos. É colocar os nossos em evidência e, em contrapartida, incentivar a circulação do livro, a leitura e a participação sociocultural", finalizou o autor.

Mais livros

No mesmo dia, também será lançado o livro "Pedaços da Noite", de Janio Silva, também pela Poesia de Papelão Cartonera. Para Juplin, os trabalhos estão ligados por um fato curioso. "Ambas as obras são mentiras das mesmas verdades. Essa é a relação, acredito".

Além dos lançamentos, o evento terá a leitura de poemas, bate-papo com os autores e a participação do Sarau Lokal e do Ateliê Semente de Amor.

Confira um dos poemas de Juplin Jones, no livro "o resto as ondas apagaram":
7.

"_.1
vespas voam do bocejar
ao despertar sobre o travesseiro
penoso

duro como pedra:
todo o meu corpo

estático & estatístico
milimetricamente composto -

habitat
destas nuvens

: nuvens que caminham sobre os olhos

_.2.

acordar
a palavra
sem retirar o delírio
do sono"

Mucane

O Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra e à comunidade em geral. No local, acontecem cursos e oficinas de formação artística, além de espaços para o debate e exposições voltadas para a história e identidade negra.

Serviço
Lançamento dos livros dos "o resto as ondas apagaram", de Juplin Jones, e "Pedaços da Noite", de Janio Silva
Quando: terça-feira (9), às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro de Vitória.
Preço do livro: R$ 20,00 (cada)
Evento aberto ao público

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site