Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mucane recebe lançamento de livro de poesia de Carlos Abelhão

Publicada em 03/07/2017, às 12h45 | Atualizada em 03/07/2017, às 12h48

Por Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semc

Carlos Abelhão

Carlos Abelhão diz que sua poesia relata diversos assuntos do cotidiano. O livro será lançado no Mucane

Uma mistura de contos e poesias, que tem o objetivo de tratar de questões sociais e, mais que do que isso, provocar mudanças por meio das palavras. Essa é a proposta do poeta, escritor, compositor, rapper, Carlos Abelhão, que lança nesta quarta-feira (05), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), seu mais recente livro “10 Conto por Uns Versos”.

O livro estava na gaveta em função de vários projetos voltados para a literatura que Abelhão realizou nos últimos anos. A ideia era lançar o livro em outro formato, e vendê-lo por dez reais, daí o motivo inicial para o título da publicação.

A partir de uma reunião, no final de 2015, no Instituto TamoJunto, o autor começou a escrever sobre famílias atendidas por projetos sociais, e retomou e ressignificou a ideia do livro.

"Desse dia em diante resolvi voltar com o projeto do livro. Decidi que o livro iria misturar dois estilos literários, o conto e a poesia, e dentro do livro iria ter dez contos”.

Cotidiano

Os textos de Abelhão podem ser considerados como um grande olhar sobre o cotidiano. “Minha poesia trata de tudo. Eu tenho a realidade como objeto de criação. Nesse trabalho, eu venho falando de troca de favores, de corrupção, de sexo, de amor, de desigualdade social, da subjetividade do ser, dos nossos desejos e de como a verdade pode ter várias faces”.

“10 Conto por Uns Versos” sai pelo selo Poesia de Papelão Cartonera, que apresenta um conceito sustentável para suas publicações. Para o escritor, as editoras independentes são importantes para ações de promoção voltadas para o acesso a literatura e o empoderamento dos escritórios de seus territórios.

“Eu utilizo a literatura como ferramenta de transformação social e humana, por meio dela é possível fazer uma leitura profunda da sociedade. Vários escritores estão desenvolvendo trabalhos lindos de fomento à leitura em seus bairros e muitas vezes essa galera não consegue publicar seus trabalhos por grandes editoras. Nesse sentido, os selos independentes surgem como uma oportunidade de levar seus trabalhos para os lugares”.

Ele acredita que, mesmo em um mundo cada vez mais conectado, a literatura é um caminho possível para a transformação social. “Penso que a poesia tem a capacidade de nos humanizar, de recriar o mundo a partir da ótica do outro. O ser humano é um ser poético por essência. Estamos vivendo uma era paradoxal, com tanta conexão, estamos cada dia mais distante um dos outros. Acredito que a poesia pode ser uma ponte nessa loucura toda”.

Serviço
Lançamento do “10 Conto por Uns Versos”
De Carlos Abelhão
Quando: 05 de julho, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – Avenida República, 121, Centro
Valor do livro: R$ 20,00
Aberto ao público


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site