Notícias

Mucane recebe lançamento de coletânea literária escrita somente por mulheres

Publicada em 12/07/2017, às 18h19

Por Leo Vais, com edição de Rejane Gandini Fialho


Foto Divulgação
Elisa Lucinda
O livro parte de oficina que homenageou a escritora, atriz e cantora Elisa Lucinda, que apresenta traços da identidade da mulher em diversos textos.

Dezessete mulheres autoras tratam dos mais diversos temas em 48 textos. Essa é a proposta do livro “Elas em Órbita”, coletânea de textos organizada pelas escritoras Isabella Mariano e Juane Vaillant, que será lançado no próximo sábado (15), a partir das 16h30, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” - Mucane, no Centro de Vitória. As primeiras 30 pessoas que chegarem ao evento ganharão um exemplar do livro.

Segundo Isabella, a ideia de editar o livro surgiu da oficina literária “Elisas”, idealizada pelas duas organizadoras da publicação, que tinha como proposta aproximar meninas de 14 a 18 anos, estudantes de escolas públicas, do universo da literatura. “O objetivo é justamente o de dar espaço e voz às meninas, para que elas sintam que são capazes sim de produzirem literatura, mesmo que por muitos anos a história tenha nos negado esse direito. O livro vem como um belo desfecho para a série de oficinas que ministramos”, conta.

Os textos do livro são de autoria das alunas, estreantes no mercado editorial, das assistentes da oficina, além de textos inéditos de Isabella e Juane . “O mais interessante é que são todas diferentes umas das outras, cada uma em seu tempo e com suas vivências sempre muito particulares e, às vezes, intensas”, afirma Isabella.

Para Juane, o fato de as mulheres assumirem a escrita torna o discurso feminino mais potente e representativo: “Um depoimento que mudou muito a minha perspectiva foi  "O Perigo de uma História Única", da Chimamanda Ngozi Adichie. Nele, ela fala sobre a importância de contarmos histórias por outras perspectivas. E que nós, mulheres, sobretudo mulheres negras, temos que contar nossas histórias. A mulher é muitas vezes representada na literatura, mas poucas vezes ouvida”.

Fomentar a escrita feminina, para Isabella, é a oportunidade de corrigir um privilégio que foi exclusivamente masculino por longos anos, além de possibilitar a oportunidade de autoconhecimento de autoras e leitoras. “É preciso fortalecer a escrita das mulheres, para que elas tenham voz e possam disputar essas narrativas que estão em jogo. Especialmente, é preciso valorizar a literatura produzida na periferia, que é onde a maioria das nossas alunas estão”.

Oficina

“Elisas” é uma oficina literária para meninas, dividida em cinco módulos, que tem o objetivo de contribuir para a formação de adolescentes e jovens que desejam conhecer mais sobre literatura, mercado editorial e escrita literária, com foco no estímulo de suas criatividades e identidades. O nome é uma homenagem à escritora, atriz e cantora capixaba Elisa Lucinda, que, em vários de seus textos, expõe vivências e traços da identidade da mulher negra brasileira.

O projeto é resultado do blog “Boas de Prosa”, plataforma para fomento e divulgação da escrita feminina. “Começou como um blog, mas os nossos anseios eram maiores do que a produção literária. Queríamos incentivar, construir, ensinar e aprender. Então começamos a realizar oficinas juntas e a participar de saraus”, explicou Isabella. “A ideia foi fornecer um espaço no qual elas se sentissem à vontade. Um começo, para que, já sabendo de suas potencialidades, participassem mais ativamente de outros espaços literários e também do mercado editorial”, finalizou Juane.

Programação

Além do lançamento do livro, o evento contará com um sarau com a participação das alunas da oficina Elisas e um show da artista Katarina Lopes.

Serviço
Lançamento do livro “Elas em Órbita”
15 de julho, sábado, às 16h30
Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República,121, Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página