Notícias

Mucane recebe Circuito Estadual de Contação de Histórias

Publicada em 12/09/2017, às 07h02

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Encontro de Contadores de Histórias
Circuito Estadual de Contação de Histórias e Narrativas vai acontecer nas próximas quinta e sexta
Divulgação Semc
Encontro de Contadores de Histórias
Contadores de histórias, escritores, atores e compositores participam do evento, cujo objetivo é valorizar a arte e a cultura

O Museu Capixaba do Negro (Mucane) "Verônica da Pas" recebe, nestas quinta (14) e sexta (15), a 5ª etapa do Circuito Estadual de Contação de Histórias e Narrativas: "O Capixaba da Diversidade". O evento é uma intervenção interativa para crianças e adultos.

O projeto reúne ações de narrativas, contação de histórias e lendas capixabas, oficinas, rodas de conversa, poesias, cordel, música, além da apresentação do sarau de histórias com o grupo "Filhos de Griôs".

O objetivo é valorizar a história e a cultura do nosso povo. "Ao realizar essas ações, busco cada vez mais valorizar nossa cultura, ampliar o número de leitores que reconheçam nossas histórias e os nossos escritores se tornem multiplicadores de nossa cultura", disse Fábio Perere.

A programação irá passar por seis municípios: Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari, no mês de agosto; Serra e Vitória, em setembro; e Linhares, em outubro.

Histórias

Entre as histórias que serão contadas, estão: "A Saga de Queimado", "A Medalha de Ouro do Caboclo Bernardo", "Meu nome é Maria Laurinda Adão", "O dia em que Dona Domingas encontrou Maria Ortiz", "Os Pomeranos e Outros Povos".

Equipe

O projeto foi contemplado no edital 002 - Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com a coordenação e produção de Fábio Pererê, direção artística de Chico Anibal e a participação de Alzira Bossois, Claudia Viúva Negra, Marcia Castro e Valdirene Favalessa, além da participação especial de Teodorico Boa Morte.

Oficinas

O Circuito Estadual de Contação de Histórias e Narrativas irá oferecer, na sexta (15), duas oficinas de contação de histórias. São duas turmas - uma pela manhã e outra na parte da tarde -, para pessoas acima de 16 anos. Os interessados devem preencher uma ficha disponível na sede do Mucane. As vagas são limitadas. Outras informações através do e-mail mucane@vitoria.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3222-4560.

Oficina “Quem conta contos, conta mais um tanto!” - das 9 às 11 horas
A proposta é resgatar e mostrar o valor do conto e das narrativas. A oficina contemplará aspectos teóricos e práticos, abordando conteúdos como: as técnicas e estratégias básicas para contação de histórias; expressão corporal e vocal para narração e a importância de boas escolhas de repertório.

A oficina é direcionada aos profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como a todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias. A atividade será ministrada por Marcia Castro, contadora de história, e Chico Aníbal, ator e diretor de teatro.

Oficina “Contos e encantos” - das 13 às 15h30
A atividade traz o processo de pesquisa sobre as narrativas, o diálogo entre narração de histórias e a música. O trabalho busca contribuir na seguinte questão: “por que contar histórias”. Os participantes são convidados a compreender e investigar as relações mais profundas entre a memória social, a literatura e as outras artes.

A oficina é direcionada aos profissionais de arte, literatura, educação e leitura, bem como a todos os interessados em conhecer e se aprofundar nos princípios e nas possibilidades criativas da arte de contar histórias. A oficina será ministrada por Claudia Viúva Negra, atriz, contadora de histórias e patrona da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, e Teodorico Boa Morte escritor, poeta, compositor e folclorista.

Serviço
5ª etapa do Circuito Estadual de Contação de Histórias e Narrativas

Quinta-feira (14)
19 horas - Abertura

Sexta-feira (15)
A partir das 9 horas: contação de histórias, oficinas, roda de conversa


Voltar ao topo da página