Notícias

Mucane: professores podem fazer inscrição em formação da exposição "Malungas"

Publicada em 11/10/2018, às 15h39

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Malungas
Exposição Malungas no Mucane
Mostra "Malungas" discute questões que atravessam os corpos negros femininos. Na foto, obra "Efeito Dominó", de Kika Carvalho
Divulgação Malungas
Exposição Malungas no Mucane
Encontros serão coordenados pela professora doutora em Educação Kiusam de Oliveira

Como parte da programação da exposição coletiva "Malungas", estão abertas as inscrições para a formação de professores que acontecerá no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas” (Mucane). Serão quatro encontros: dias 17, 20, 27 e 31 de outubro.

Tendo como público-alvo os professores e pedagogos da rede de educação pública e privada, os encontros serão coordenados pela professora doutora em Educação Kiusam de Oliveira. Essa atividade se constitui como um importante mecanismo de desenvolvimento pedagógico profissional.

Inscrições 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online até a próxima quarta-feira (17), quando acontece a primeira formação.

Encontros

1º Encontro: África - O Berço da Humanidade
Quando: 17 de outubro (quarta-feira), das 9 às 12 horas

2º Encontro: A Lei de Diretrizes e Bases Nacional e a Lei 10.639/03: Entre as Artes, os Saberes Ancestrais e os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros
Quando: 20 de outubro (sábado), das 9 às 12 horas

3º Encontro: Uma viagem através das performances Malungas e referenciais teóricos de base e apoio
Quando: 27 de outubro (sábado), das 9 às 12 horas

4º Encontro: (Re)significando seu encontro com as outras Malungas: praticando o afrorreferenciamento dessa formação.
Quando: 31 de outubro (quarta), das 9 às 12 horas

Exposição

A mostra coletiva "Malungas", protagonizada pelas artistas Castiel Vitorino Brasileiro, Kika Carvalho e Charlene Bicalho, discute, por meio da arte contemporânea, questões que atravessam os corpos negros femininos, como o racismo e o sexismo, e os processos de cura para dores e silenciamentos.

A mostra, que conta com a curadoria de Rosana Paulino, resultou em trabalhos de corporeidade afropoética dispostos em vídeo-instalação, fotos, pinturas, esculturas, desenhos e mandingas.

A visitação acontece até 1º de dezembro, de terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas. O Mucane está localizado na avenida República, 121, Centro. Classificação: 14 anos.

Edital

A exposição "Malungas" foi contemplada no edital de seleção de projeto de ocupação do Mucane, ano 2017/2018, categoria I - Exposição Artística, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.


Voltar ao topo da página