Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mucane: oficina "Um Caminho de Toda Semana" encerra Semana dos Museus

Publicada em 18/05/2017, às 15h38

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Leonardo Vais


Divulgação Semc

Oficina "Um Caminho de Toda Semana

Lorenzzo Cassaro criou marcas no papel que se relacionam com a sensação da pessoa no espaço em que se encontra (Ampliar imagem)

Oficina "Um Caminho de Toda Semana

Oficina pretende criar uma vivência dos participantes com o entorno do museu (Ampliar imagem)

Na correria do dia a dia, dificilmente observamos o que acontece em nosso caminho. Com a proposta de aproximar as pessoas do espaço público, acontece neste sábado (20), a partir das 9 horas, no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), a oficina "Um Caminho de Toda Semana", ministrada pelo graduando em Artes Plásticas Lorenzzo Cassaro.

A oficina pretende criar uma vivência dos participantes com o entorno do museu para, na sequência, produzir desenhos a partir da sinestesia criada e dar forma a coisas abstratas, como os sons e os cheiros. "Esses desenhos não possuem uma receita. São marcas no papel que se relacionam com a sensação da pessoa no espaço em que se encontra. É um momento dela", explica.

Os interessados em participar precisam comparecer 15 minutos antes do início da oficina e se inscrever gratuitamente. "Não precisa levar materiais. Serão usados papel e lápis ou caneta. Mas se quiserem trazer algum, tudo bem".

A ideia da oficina surgiu da observação cotidiana do artista no trajeto do seu caminho de casa para o trabalho. "Desenhar os mapas nos chama atenção para deslocarmos nossa atenção no espaço. Sentimos aquela ansiedade de ver o que o museu expõe. Então, ir ao museu para ficar fora dele em algum momento é interessante".

Semana dos Museus

A oficina "Um Caminho de Toda Semana" faz parte da programação da 15ª Semana dos Museus no Mucane. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e apresenta o tema "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus", e conta com três mil atividades culturais em 485 cidades de 26 estados.

Além da ação de sábado, o Mucane apresenta nesta sexta-feira (18) o ensaio aberto da oficina de cavaquinho, juntamente com apresentação da Associação de Capoeira Ganga Zumba, liderada pelo mestre Cabral.

Serviço
15ª Semana dos Museus - Oficina “Um Caminho de Toda Semana” (Com Lorenzzo Cassaro)
Quando: sábado (20), às 9 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site