Notícias

Mostra apresenta acervo de fotos de Nilge Gouveia Limeira no Arquivo Público

Publicada em 26/06/2017, às 17h10 | Atualizada em 26/06/2017, às 17h11

Por Leo Vais, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Acervo
Nilge Gouveia Limeira
Nascida em Vitória, em abril de 1922, Nilge Gouveia Limeira sempre teve um apreço por registrar o cotidiano

Uma coleção com mais de cinco mil fotos, que reúne imagens de aniversários, batizados, casamentos, eventos sociais, lançamentos, além de paisagens urbanas e naturais. Este foi o acervo formado pela escritora Nilge Gouveia Limeira ao longo de mais de um século de vida.

Agora, parte destas imagens chegam ao público, com a abertura da mostra “Retratos Familiares: Nilge Gouveia Limeira”, que acontece nesta quarta-feira (28), a partir das 18h30, no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, no Centro de Vitória.

As fotos datam do final do século XIX até o ano de 2008, quando a escritora morreu, e criam um recorte sobre parte da história e da evolução da cidade de Vitória.

"Nilge foi figura ativa em algumas das principais entidades culturais e sociais do Espírito Santo. As fotografias ilustram esse fato de forma rica e abrangente” explica a socióloga e coordenadora da mostra, Diovani Favoreto.

Divulgação Acervo
Nilge Gouveia Limeira
A ideia da mostra partiu do interesse dos filhos da escritora, Thales e Fabíola Gouveia Limeira, em difundir o acervo da mãe

A ideia da mostra partiu do interesse dos filhos da escritora, Thales e Fabíola Gouveia Limeira, em difundir o acervo da mãe. A partir daí foram realizadas uma série de entrevistas para identificação de pessoas, locais e todas as informações relevantes sobre cada uma das imagens.

Doação

O acervo, que foi totalmente digitalizado, será doado para o Arquivo Público, em momento que será oficializado no dia da abertura da mostra.

“Ao ser doado ao Arquivo Público o acervo torna-se um patrimônio documental histórico e está apto a contribuir para a produção do conhecimento e fortalecimento da memória local e regional, além de se constituir como fonte para pesquisas” afirma Favoreto.

Nilge Gouveia Limeira

Nascida em Vitória, em abril de 1922, Nilge Gouveia Limeira sempre teve um apreço por registrar o cotidiano. Tanto suas imagens quanto seus textos comprovam seu olhar particular sobre o dia a dia. Publicou quatro livros: “As Crônicas de Bolso”, “Nilge Limeira e Seu Canto de Vida”, “Três Momentos” e “Sandálias não Caminham”.

Suas crônicas também foram publicadas em coletâneas e jornais do Espírito Santo. Em 1992, assumiu a cadeira de número 27, da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.

Lei Rubem Braga

A exposição “Retratos Familiares: Nilge Gouveia Limeira”, conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Serviço:
Abertura da Exposição “Retratos Familiares: Nilge Gouveia Limeira”
Quando: Abertura, 28 de junho , quarta-feira, às 18h30. Visitação: Até 18 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h30
Onde: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Vitória
Aberto ao público


Voltar ao topo da página