Notícias

Mosquitos: fumacê tem novo roteiro para combate a pernilongos e Aedes aegypti

Publicada em 03/06/2019, às 15h38 | Atualizada em 03/06/2019, às 16h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Carro fumacê atua a todo vapor para combater os mosquitos em vários bairros da capital

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA/Semus) intensifica o combate aos mosquitos na capital com o carro fumacê.

Nesta semana, Mata da Praia, Resistência, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Bairro República, Morada de Camburi, Boa Vista, Jardim da Penha, Pontal de Camburi e Jardim Camburi vão receber a aplicação espacial de inseticida para eliminar os mosquitos Aedes aegypti.

A técnica usada é o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça. 

Pernilongos

Para combater os mosquitos Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis, conhecidos como pernilongos, cuja circulação aumentou na capital, o fumacê também reforçou a ação.

Nesta semana, o carro vai passar por Nova Palestina, Conquista, Redenção, Santa Tereza, Cabral, Do Quadro, Mário Cypreste, Santo André, São José, Santos Reis, Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá, São Pedro, Ilha das Caieiras, Comdusa, Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar, Maria Ortiz, Gurigica, Horto, Ilha do Frade, Antônio Honório e Goiabeiras.

No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador (técnica FOG) e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.

Essas espécies têm como principais características o fato de voarem alto e fazendo zunido, alimentando-se, principalmente, à noite. Eles são muito insistentes, picando, inclusive, sobre as roupas das pessoas e formando nuvens de mosquito. Esse tipo de mosquito não é transmissor de dengue, zika e chikungunya.

É comum surgirem após fortes chuvas e dias com temperaturas mais elevadas.


Voltar ao topo da página