Notícias

Monumento Vitória 360 Graus, que forma o nome da cidade, passa por manutenção

Publicada em 13/09/2017, às 15h33 | Atualizada em 13/09/2017, às 19h06

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semttre
Manutenção do monumento 360 graus
Área onde está localizado o monumento já está coberta para os trabalhos de manutenção

O monumento "Vitória 360 Graus", que forma o nome da cidade na altura da Curva da Jurema, passa por manutenção. A área já foi isolada e coberta para o trabalho, que está sendo realizado, desde a tarde desta quarta-feira (13), pela equipe do designer Zota Coelho, que criou o letreiro em forma anamórfica e o doou sem custos ao município para celebrar os 466 anos da capital.

A manutenção, que está sendo custeada pelo próprio designer, é necessária porque o tempo de secagem (cura) do material utilizado para a confecção da escultura, que é algo novo, diferente e com uma nova técnica, acabou não ocorrendo dentro do prazo previsto. Serão feitos os trabalhos de reforço e reconstituição de algumas partes da escultura, que ainda contará com nova cobertura de resina e tinta em toda a estrutura. A previsão é de que em até cinco dias - dependendo das condições climáticas -, ele possa ser novamente aberto para o público.

"A secagem do material não ocorreu conforme previsão. Então, estamos fazendo uma manutenção no monumento, que tem recebido um público grande de pessoas desde a sua inauguração. A população tem procurado para fazer fotos e vídeos ao lado dele. Além disso, tenho recebido muitas mensagens de amigos de outros estados e também do exterior parabenizando a cidade pela iniciativa e dizendo que querem conhecer a escultura, que é algo novo e diferente de qualquer outra existente", ressaltou o design Zota Coelho.

Diego Alves
Inauguração do monumento Vitória 360 Graus
Manutenção da escultura foi necessário após intenso uso pelo público desde a sua inauguração

Monumento

A escultura anamórfica "Vitória 360 Graus" forma o nome Vitória e possui 4 metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento. Ele foi criado e doado pelo designer Zota Coelho. Empresas locais também formaram uma parceria para a doação da escultura à cidade.

Cores

O monumento, inicialmente, foi inaugurado na cor branca, mas a proposta da Prefeitura de Vitória é que ele sempre esteja em transformação por períodos, com a mudança da coloração por meio de intervenções artísticas, sejam elas realizadas por fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e alunos da rede pública municipal de ensino.

Ideia

Zota Coelho explicou que a escultura foi pensada em algo diferente para que pudesse ser vista, frequentada e fotografada pela sua originalidade. A proposta nasceu a partir de uma conversa com um grupo de amigos empreendedores que sentiam que Vitória poderia ter um letreiro para identificar a cidade.

"Em várias cidades do mundo, há letreiros localizados em pontos que mostram apenas um lado. Então, veio a proposta de uma escultura anamórfica, a qual é possível trabalhar com curvas e ângulos. Vitória é uma cidade linda que pode ser vista por todos os lados. Por isso, optamos por um letreiro que pudesse mostrar isso, para estimular essa visão nas pessoas", apontou o designer.


Voltar ao topo da página