Notícias

Monumento Vitória 360 é entregue com nova identidade visual

Publicada em 01/09/2018, às 13h30

Por Leo Vais, com edição de Regina Freitas


André Sobral
Vitória 360
Monumento Vitória 360º na Enseada do Suá. O local sempre será mudado com novas cores e desenhos
André Sobral
Vitória 360
O prefeito Luciano Rezende e o artista capixaba Ficore

Cores vibrantes, baleia jubarte, grafismos, peixes. Esses são alguns dos elementos que fazem parte da nova identidade visual do monumento Vitória 360 Graus, que foi entregue na manhã deste sábado (1º), na Enseada do Suá, próximo a Curva da Jurema, abrindo as comemorações de 467 Anos de Vitória.

"Quero agradecer e dar os parabéns ao designer gráfico Zota Coelho, que foi quem idealizou o monumento Vitória 360°, e ao genial Ficore, artista capixaba, que tem os traços da cidade de Vitória no mundo inteiro. O monumento foi criado para ter intervenções artísticas. Daqui a algum tempo terá nova intervenção, sendo um convite aos nossos moradores e turistas que nos visitam para tirar fotos e fazer vídeos aqui, sempre que ele renascer com novas cores e desenhos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Junto com a entrega da escultura aconteceu um piquenique no entorno da obra. A ação reuniu famílias, que interagiram com o monumento e se divertiram com as atividades dentro do projeto Brincar nos Bairros, realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).

Monumento

O responsável pela transformação do monumento Vitória 360 é o artista Ficore. A ação foi supervisionada pelo projeto de intervenção artístico-urbana "A Arte é Nossa", gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

A obra reúne características do trabalho autoral de Ficore, como as linhas retas e os elementos figurativos, que desta vez são usados para destacar vários símbolos culturais da capital. Além disso, a paleta de cores - que privilegia o azul e o laranja - também reforçam as belezas naturais da cidade.

Inaugurada em setembro de 2017, a escultura anamórfica "Vitória 360 Graus" forma o nome “Vitória” e integra o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade, além de se tornar um atrativo turístico. Criado e doado ao município pelo designer Zota Coelho, o monumento possui quatro metros de profundidade, cerca de 2,5 metros de altura e 12 metros de comprimento.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, aconteceram inúmeras ações em espaços públicos da cidade, com mais de dois mil metros quadrados de pintura artística, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.

André Sobral
Vitória 360
Piquenique no entorno da obra reuniu famílias, que interagiram com o monumento e se divertiram com as atividades do projeto Brincar nos Bairros
André Sobral
Vitória 360
População participando deste novo espaço de fotos e lazer em Vitória

Voltar ao topo da página