Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Missão da FAO visita três escolas para conhecer a merenda escolar

Publicada em 17/05/2017, às 16h36 | Atualizada em 17/05/2017, às 16h39

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Daniella Sanz Ramos


Diego Alves

ONU - educação alimentar

Comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura está conhecendo de perto o Programa de Alimentação Escolar de Vitória (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Comitiva da ONU visita a EMEF Francisco Lacerda de Aguiar

Grupo visitou a Emef Francisco Lacerda de Aguiar e trocou experiências com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (Ampliar imagem)

Com a ajuda de intérpretes e munidos de bloco de notas e aparelhos fotográficos, um grupo de 26 pessoas vindas de países da América Latina e do Caribe conheceu de perto o Programa de Alimentação Escolar de Vitória.

A comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que promove novas práticas e o fortalecimento de políticas de alimentação, esteve em três unidades de ensino da rede municipal. Eles puderam observar de perto como é acondicionada, preparada e servida a merenda nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, e Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Alberto Martinelli, em Consolação.

Na noite desta última terça-feira (16), depois de uma tarde conhecendo o Programa Municipal de Alimentação Escolar, no auditório da Prefeitura, o grupo foi, acompanhado do prefeito Luciano Rezende, visitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Emef Francisco Lacerda de Aguiar. Lá, trocaram experiências com os estudantes e puderam ver como é preparada a alimentação voltada para o público da EJA, que tem necessidades nutricionais diferentes das crianças dos ensinos infantil e fundamental.

Diego Alves

ONU - educação alimentar

Missão conheceu como é preparada a alimentação das crianças de 6 meses a 6 anos e também visitou cozinha da unidade no Cmei Carlos Alberto Martinelli (Ampliar imagem)

Diego Alves

Merenda escolar

Grupo conheceu o modo de preparo e como é servida uma alimentação balanceada para os pequenos (Ampliar imagem)

Práticas exitosas

Já na manhã desta quarta-feira (17), o grupo se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) para conhecer as práticas nutricionais alimentares dos alunos do Cmei Carlos Alberto Martinelli e da Emefti Eunice Pereira da Silveira. As unidades de ensino foram escolhidas por contemplarem o período regular e o integral (onde o aluno fica na escola de manhã e à tarde).

Na creche, a missão conheceu como é preparada a alimentação das crianças de 6 meses a 6 anos e também visitou a cozinha da unidade. As dúvidas da comitiva também foram sanadas pela equipe de nutricionistas da Seme e a troca de experiências pôde ser sentida na prática. Muitos participantes elogiaram a Prefeitura de Vitória por apoiar e financiar, além do que está previsto, a alimentação escolar. A gestão compartilhada entre os diretores e a equipe de nutricionistas da Seme para a compra dos gêneros alimentícios também foi destacada pela comitiva.

Desperdício

Em seguida, a comitiva estrangeira seguiu para a Emefti Eunice Pereira da Silveira. Na unidade, o exitoso Programa Desperdício Zero, onde os alunos controlam e, assim, evitam o desperdício de comida, foi conhecido. Os estudantes explicaram que o desperdício, que antes chegava a 50 quilos por semana, atualmente não passa de 5 quilos, chegando, em alguns dias, a apenas 500 gramas. Uma roda de bate-papo foi feita com as crianças e profissionais da unidade e, mais uma vez, uma rica troca de experiências e conhecimentos foram trocados.

No período da tarde, a comitiva seguiu para um centro de distribuição de alimentos, onde conheceu a estrutura básica dos locais que acondicionam parte dos alimentos que vão para as cozinhas escolares da cidade. Além disso, o grupo também visitou uma horta escolar comunitária, no Centro de Vitória, no intuito de entender como funciona uma horta num espaço urbano.

Agricultores

Nesta quinta-feira (18), último dia da comitiva no Brasil, uma viagem a Santa Maria de Jetibá está prevista. A missão vai conhecer um grupo de agricultores familiares que vendem produtos alimentícios para as escolas municipais.

Avaliação

A técnica do Programa de Alimentação Escolar do Ministério da Educação de Panamá, Gilda Montenegro, que é nutricionista, disse que ficou impactada com o compromisso do governo municipal com a alimentação das crianças de Vitória. "As nutricionistas preparam uma alimentação escolar rica e, não apenas isso, aqui em Vitória todos estão preocupados com a educação nutricional dessas crianças, muito diferente do meu país, que não existe uma alimentação completa. Vou voltar muito mais comprometida em aplicar a experiência de Vitória", avaliou.

Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, destacou que o intercâmbio de experiência pode colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinados pelos países membros das Nações Unidas. "Antes, tínhamos a meta de diminuir a fome e a pobreza, agora precisamos eliminar a insegurança alimentar por completo, garantir sustentabilidade, resiliência e o bom uso dos recursos naturais, e esse objetivo perpassa diversos setores da sociedade e da cadeia produtiva”, disse.

A coordenadora regional do projeto, Najla Veloso, acredita que a visita técnica é uma estratégia importante para o empoderamento das capacidades humanas nacionais dos países e a ampliação da visão sobre esse tema. "O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma referência para os outros países da região, por toda a sua estrutura organizativa e amplitude", disse.

Matéria relacionada

Trabalho de nutricionistas nas escolas é destacado em visita de comitiva

Diego Alves

Merenda escolar

Cardápios oferecidos aos estudantes foram elogiados por muitos participantes (Ampliar imagem)

Diego Alves

ONU - educação alimentar

Representante do Panamá, Gilda Montenegro destacou que nutricionistas de Vitória preparam uma alimentação escolar rica (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site