Notícias

Missão da FAO visita três escolas para conhecer a merenda escolar

Publicada em 17/05/2017, às 16h36 | Atualizada em 17/05/2017, às 16h39

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos


Diego Alves
ONU - educação alimentar
Comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura está conhecendo de perto o Programa de Alimentação Escolar de Vitória
Leonardo Silveira
Comitiva da ONU visita a EMEF Francisco Lacerda de Aguiar
Grupo visitou a Emef Francisco Lacerda de Aguiar e trocou experiências com estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Com a ajuda de intérpretes e munidos de bloco de notas e aparelhos fotográficos, um grupo de 26 pessoas vindas de países da América Latina e do Caribe conheceu de perto o Programa de Alimentação Escolar de Vitória.

A comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que promove novas práticas e o fortalecimento de políticas de alimentação, esteve em três unidades de ensino da rede municipal. Eles puderam observar de perto como é acondicionada, preparada e servida a merenda nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I, e Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Alberto Martinelli, em Consolação.

Na noite desta última terça-feira (16), depois de uma tarde conhecendo o Programa Municipal de Alimentação Escolar, no auditório da Prefeitura, o grupo foi, acompanhado do prefeito Luciano Rezende, visitar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Emef Francisco Lacerda de Aguiar. Lá, trocaram experiências com os estudantes e puderam ver como é preparada a alimentação voltada para o público da EJA, que tem necessidades nutricionais diferentes das crianças dos ensinos infantil e fundamental.

Diego Alves
ONU - educação alimentar
Missão conheceu como é preparada a alimentação das crianças de 6 meses a 6 anos e também visitou cozinha da unidade no Cmei Carlos Alberto Martinelli
Diego Alves
Merenda escolar
Grupo conheceu o modo de preparo e como é servida uma alimentação balanceada para os pequenos

Práticas exitosas

Já na manhã desta quarta-feira (17), o grupo se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) para conhecer as práticas nutricionais alimentares dos alunos do Cmei Carlos Alberto Martinelli e da Emefti Eunice Pereira da Silveira. As unidades de ensino foram escolhidas por contemplarem o período regular e o integral (onde o aluno fica na escola de manhã e à tarde).

Na creche, a missão conheceu como é preparada a alimentação das crianças de 6 meses a 6 anos e também visitou a cozinha da unidade. As dúvidas da comitiva também foram sanadas pela equipe de nutricionistas da Seme e a troca de experiências pôde ser sentida na prática. Muitos participantes elogiaram a Prefeitura de Vitória por apoiar e financiar, além do que está previsto, a alimentação escolar. A gestão compartilhada entre os diretores e a equipe de nutricionistas da Seme para a compra dos gêneros alimentícios também foi destacada pela comitiva.

Desperdício

Em seguida, a comitiva estrangeira seguiu para a Emefti Eunice Pereira da Silveira. Na unidade, o exitoso Programa Desperdício Zero, onde os alunos controlam e, assim, evitam o desperdício de comida, foi conhecido. Os estudantes explicaram que o desperdício, que antes chegava a 50 quilos por semana, atualmente não passa de 5 quilos, chegando, em alguns dias, a apenas 500 gramas. Uma roda de bate-papo foi feita com as crianças e profissionais da unidade e, mais uma vez, uma rica troca de experiências e conhecimentos foram trocados.

No período da tarde, a comitiva seguiu para um centro de distribuição de alimentos, onde conheceu a estrutura básica dos locais que acondicionam parte dos alimentos que vão para as cozinhas escolares da cidade. Além disso, o grupo também visitou uma horta escolar comunitária, no Centro de Vitória, no intuito de entender como funciona uma horta num espaço urbano.

Agricultores

Nesta quinta-feira (18), último dia da comitiva no Brasil, uma viagem a Santa Maria de Jetibá está prevista. A missão vai conhecer um grupo de agricultores familiares que vendem produtos alimentícios para as escolas municipais.

Avaliação

A técnica do Programa de Alimentação Escolar do Ministério da Educação de Panamá, Gilda Montenegro, que é nutricionista, disse que ficou impactada com o compromisso do governo municipal com a alimentação das crianças de Vitória. "As nutricionistas preparam uma alimentação escolar rica e, não apenas isso, aqui em Vitória todos estão preocupados com a educação nutricional dessas crianças, muito diferente do meu país, que não existe uma alimentação completa. Vou voltar muito mais comprometida em aplicar a experiência de Vitória", avaliou.

Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, destacou que o intercâmbio de experiência pode colaborar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinados pelos países membros das Nações Unidas. "Antes, tínhamos a meta de diminuir a fome e a pobreza, agora precisamos eliminar a insegurança alimentar por completo, garantir sustentabilidade, resiliência e o bom uso dos recursos naturais, e esse objetivo perpassa diversos setores da sociedade e da cadeia produtiva”, disse.

A coordenadora regional do projeto, Najla Veloso, acredita que a visita técnica é uma estratégia importante para o empoderamento das capacidades humanas nacionais dos países e a ampliação da visão sobre esse tema. "O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma referência para os outros países da região, por toda a sua estrutura organizativa e amplitude", disse.

Matéria relacionada

Trabalho de nutricionistas nas escolas é destacado em visita de comitiva

Diego Alves
Merenda escolar
Cardápios oferecidos aos estudantes foram elogiados por muitos participantes
Diego Alves
ONU - educação alimentar
Representante do Panamá, Gilda Montenegro destacou que nutricionistas de Vitória preparam uma alimentação escolar rica

Voltar ao topo da página