Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Minicursos e trabalhos marcam Seminário Nacional de Acidentes e Violência

Publicada em 07/12/2017, às 12h30 | Atualizada em 07/12/2017, às 15h42

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Seminarios ETSUS

Seminário está debatendo ações para reduzir os casos de violência e acidentes (Ampliar imagem)

Teve início nesta quarta-feira (6) o I Seminário Nacional de Acidentes e Violência, com o tema "Promoção, Prevenção e Assistência em Debate". O evento, que é organizado pelo Laboratório de Estudos Sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), acontece até sexta-feira (8) e conta com sete minicursos, conferências e mesa-redonda para discutir e dar visibilidade ao tema.

No primeiro dia do evento, os minicursos abordaram diferentes temas, como epidemiologia básica, desigualdades em saúde, linhas de cuidado de pessoas em situação de violência, ações e práticas educativas de prevenção de acidentes e violências. Médicos, enfermeiros, agentes de trânsito e assistentes sociais ministraram as formações.

No minicurso “Linhas de cuidado de pessoas em situação de violência”, ministrado pela referência técnica do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde de Vitória (Nuprevi), Solange Drumond Lanna, foi abordado o cuidado que os profissionais que lidam com essas pessoas precisam ter em todo o processo de trabalho.

"É importante que o acolhimento e o atendimento a essas pessoas sejam humanizados. Mas as notificações e monitoramentos dos casos também são muito importantes para o aprimoramento de políticas de cuidado e de prevenção da violência”, explica Solange.

Lanna também destaca que até novembro de 2017 foram informados 1.926 casos de violência à vigilância em saúde. Cerca de 72% dessas notificações foram casos de violência contra mulheres de todas as faixas etárias.

Clícia Dora Rocha da Silva, diretora do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência (Sasvi), foi uma das participantes do minicurso e destacou a importância desse tipo de evento. “É uma ótima oportunidade para aprender e trocar experiências com pessoas de outros municípios. Além disso, é importante falar desse tema tão difícil e desenvolver políticas que possam ajudar pessoas que passaram por algum tipo de violência”.

Fabio Lúcio, professor do departamento de enfermagem da Ufes, destaca que a sociedade e a economia do Brasil sofrem muito com acidentes de trânsito e violências. “O Brasil é o 4º país do mundo onde mais se morre no trânsito, perdendo apenas para a Índia, China e Estados Unidos. Em 2015, morreram quase 40 mil pessoas em acidentes no trânsito. Isso vai repercutir na saúde com internações, reabilitações dos acidentados". 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site