Notícias

Mercado São Sebastião: sai resultado do edital de chamamento público

Publicada em 27/07/2017, às 12h10

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Leo Vais


Diego Alves
Mercado São Sebastião
No Mercado São Sebastião serão desenvolvidas ações voltadas para gastronomia, apresentações culturais e musicais

O edital de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), visando formalização de termo de cooperação para gestão do Mercado São Sebastião, em Jucutuquara, teve como entidade vencedora a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).

Com a homologação do resultado, publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (27), a previsão é que até o início de agosto seja assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Semttre, e a Liesge.

No local, serão desenvolvidas ações voltadas para gastronomia, apresentações culturais e musicais. O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, destacou o trabalho da administração municipal em transformar o espaço num grande centro de atração turística.

“Trabalhamos para fazer do mercado um grande ponto de encontro dos moradores de Jucutuquara, da cidade e também turistas, movimentando ainda mais a região, com apresentações culturais e atividades gastronômicas”, disse.

Parceria

Já o presidente da Liesge, Rogério Sarmento, adiantou que o Mercado São Sebastião voltará a ativa com ações que vão envolver os movimentos sociais, escolas de samba e a comunidade de Jucutuquara, a partir de uma grande parceria para tornar o espaço ponto de encontro do capixaba.

“O Mercado é um espaço tradicional que agora estará sob a tutela das escolas de samba. Além de funcionar como um grande “QG”, também será local para cultura da cidade. Queremos que o congo esteja lá, assim como a música popular brasileira e outros estilos, bem como nosso rico artesanato e gastronomia. Também vamos abrir espaço para a comunidade e movimentos sociais. Vamos tornar o espaço ponto de encontro do capixaba”, apontou.

Recuperação

Localizado em no tradicional bairro de Jucutuquara, o Mercado São Sebastião passou recentemente por obras de recuperação. Foram realizadas melhorias da drenagem, da parte elétrica e do telhado, além da pintura de todo o espaço.

O Mercado é um prédio de arquitetura neocolonial construído na primeira metade do século XX. Foi reformado em 2010 e passou a abrigar diversas manifestações artísticas. No entanto, em 2012, a obra apresentou problemas e o local teve que ser fechado.

Fundado em 1949, o local funcionou como um antigo ponto de encontro de moradores da região de Jucutuquara. A construção apresenta uma arquitetura que remete aos padrões das grandes cidades da época, como Rio de Janeiro e São Paulo.


Voltar ao topo da página