Notícias

Memorial Araceli: emoção marca entrega do maior mural de grafite do Estado

Publicada em 04/06/2017, às 13h28

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Kennya Gava


Diego Alves
Memorial Araceli
Moradores, lideranças, gestores e integrantes do Fórum Araceli participaram da inauguração do Memorial Araceli
Diego Alves
Memorial Araceli
Rafaele Barauma levou o pai, os irmãos e uma amiga para prestigiar a obra, que retrata o combate à exploração sexual infantojuvenil

O domingo (4) no final da praia de Camburi foi dia de homenagear e chamar a atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Vitória inaugurou o Memorial Araceli, que conta com um mural de grafite com cerca de 1,4 mil metros quadrados e um grande jardim, no viaduto que também leva o nome da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, brutalmente morta no dia 18 de maio de 1973.

Com a presença de moradores, lideranças e integrantes do Fórum Araceli, o prefeito Luciano Rezende falou sobre a intervenção artística. "É um ato de reflexão para que nós possamos espalhar a cultura da paz, do respeito e do convívio fraterno. Que Vitória possa ser uma luz no Brasil, na construção de uma sociedade justa, respeitosa, fraterna e solidária. O memorial vai sendo construído aos poucos por todos nós. Algumas novas intervenções ainda vão chegar para que este lugar possa ser um local de fortalecimento da cultura da paz".

O coral Serenata, formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, em Santa Tereza, emocionou todos ao cantar a música “De janeiro a janeiro”, de Nando Reis. “Viemos celebrar a vida em homenagem a todas as Aracelis do planeta”, disse a professora regente, Luciene Chagas.

Plantio

Ainda durante a solenidade, o prefeito e as crianças do coral fizeram o plantio de algumas mudas de flores para compor o Jardim de Araceli.

Diego Alves
Memorial Araceli
Prefeito e crianças do coral Serenata fizeram plantio de mudas de flores do Jardim Araceli
Diego Alves
Memorial Araceli
Mural traz imagens e presta homenagens a Araceli e Fabiane, brutalmente violentadas e mortas

O maior mural de grafite do Estado chamou a atenção da estudante Rafaele Barauma, que mora em Cariacica e completa neste domingo 16 anos. Ela levou o pai, os irmãos e uma amiga para ver de perto a obra. "Vi que seria no dia do meu aniversário e senti vontade de vir, achei muito interessante. Para mim é uma coisa legal e, ao mesmo tempo, triste porque, apesar de ser uma homenagem muito linda, também lembro que essas crianças tiveram a vida interrompida dessa forma tão trágica. Mas o mural ficou muito mais lindo do que eu imaginava".

Artistas

Durante quase duas semanas, sete artistas grafiteiros se revezaram para fazer a pintura do mural, que será o maior do Estado. Fel, Nico, Fagundes, Chic, Iran, Maik e Art Oi, que fazem um trabalho voluntário, buscaram inspiração em quadrinhos e estão concluindo a pintura do rosto de Araceli, em torno do qual serão retratadas brincadeiras infantis.

No mural, também foi feita uma homenagem, com autorização da família, à menina Fabiane Isadora Claudino, de apenas 2 anos, violentada e morta pelo padrastro no último dia 18, data que ficou instituída como "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".

Emoção

Thais Camila da Costa, tia de Fabiane, esteve na inauguração e bastante emocionada contou sobre o desenho feito pelos grafiteiros. “Lembro como se fosse hoje esta foto que reproduziram aqui, ela estava no meu colo, no Ano-Novo, lá em Guarapari. O que a gente deseja agora é que não aconteça um crime como esse com nenhuma criança, isso tem que parar, temos que respeitar as nossas crianças. Eu tinha acompanhado alguns esboços que eles me mandaram e a pintura ficou linda, agora temos que preservar".

Diego Alves
Memorial Araceli
Diego Alves
Memorial Araceli

Voltar ao topo da página