Notícias

Melhores receitas da alimentação escolar serão premiadas

Publicada em 18/05/2017, às 12h56 | Atualizada em 18/05/2017, às 12h57

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Daniella Sanz Ramos


André Sobral
Nutricionistas da SEME
Alimentação balanceada e equilibrada oferecida aos alunos da rede municipal ganhou destaque internacional

O concurso "Melhores Receitas da Alimentação Escolar", que está em sua segunda edição e é realizado e organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está com as inscrições abertas até o dia 26 de maio. Os merendeiros interessados em participar devem se inscrever no site do concurso - http://melhoresreceitas.mec.gov.br-, onde também poderão conhecer o regulamento do certame.

O objetivo é valorizar o papel dos merendeiros, promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e mobilizar a comunidade escolar para ações de educação alimentar e nutricional. O concurso é aberto para merendeiros que atuam em todas as escolas públicas da educação básica do Brasil.

As escolas da rede municipal de ensino de Vitória contam com 399 merendeiros da empresa terceirizada Soluções, que fazem a comida dos quase 50 mil alunos matriculados nas unidades de ensino: ensino infantil e fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais são supervisionados por uma equipe de 11 nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e quatro profissionais da terceirizada.

Valorização

Diego Alves
Merenda escolar
Merendeiros são responsáveis por preparar uma alimentação escolar exemplar e nutricional para os pequenos

A gerente de Gestão Escolar, Jaqueline Bressan, acredita que o concurso valoriza os profissionais e, no caso de Vitória, que tem o Programa Municipal de Alimentação Escolar como referência internacional, pode mostrar toda a excelência do trabalho dos merendeiros.

"Estamos torcendo para que nossos merendeiros participem e, assim, possam ser premiados. Esses profissionais nos ajudam a fazer uma alimentação escolar exemplar, com alto valor nutritivo para nossos estudantes. Eles são parte essencial do sucesso do nosso trabalho, reconhecido agora mundialmente, depois da visita da comitiva da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, nesta semana".

Matéria relacionada

Trabalho de nutricionistas nas escolas é destacado em visita de comitiva

Etapas do concurso e premiações

O concurso será dividido em quatro etapas: eliminatória, estadual, regional e nacional. Na etapa eliminatória, serão classificadas as receitas cujas escolas alcançarem a pontuação mínima de 6, de acordo com os seguintes critérios: possuir nutricionista responsável técnico, realizar ações de educação alimentar e nutricional e adquirir alimentos provenientes da agricultura familiar. Todos os participantes que tiverem as suas receitas classificadas receberão certificado de participação.

Para a etapa estadual, será aberta uma votação através do site do concurso, em que nutricionistas ligados ao FNDE e membros dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) poderão selecionar até quatro receitas inscritas do seu estado para participar da próxima fase. Ainda nessa etapa, serão selecionadas as cinco receitas mais votadas por estado, totalizando 135 receitas. Os ganhadores receberão um kit para manipuladores de alimentos.

Na terceira etapa (regional), os nutricionistas e membros do CAE irão selecionar as três melhores receitas de sua região para participar da próxima fase, totalizando 15 receitas. Para os ganhadores dessa etapa, será oferecido um curso de boas práticas e elaboração de receitas.

Na quarta e última etapa (nacional), os 15 finalistas apresentarão a receita e a atividade de educação alimentar e nutricional em Brasília, onde serão selecionadas as cinco melhores receitas, uma de cada região do País. Os 15 finalistas receberão prêmios em dinheiro e os cinco primeiros colocados receberão ainda uma viagem internacional.

Como participar

Para participar do concurso, os merendeiros deverão inscrever a receita e mobilizar a escola para desenvolver pelo menos uma atividade de educação alimentar e nutricional que esteja relacionada à preparação da receita.


Voltar ao topo da página