Notícias

Mais de 8,2 mil animais imunizados no 1° dia da campanha contra a raiva

Publicada em 22/09/2018, às 18h39

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Raiva
Vacinação de animais neste sábado foi a primeira etapa da campanha contra a raiva em Vitória

A campanha de vacinação antirrábica 2018 teve início neste sábado (22) nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe. Logo na primeira etapa, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) imunizou mais de 8.271 mil animais: 6.525 cães e 1.746 gatos.

A ação está sendo realizada em três etapas em Vitória. Os postos de vacinação foram distribuídos de forma a contemplar igualmente toda a população de animais, visando garantir a meta de vacinar 23.012 cães. Neste sábado, já foi atingida 28,36% da meta.

"A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Campanha

A segunda e terceira fases da campanha acontecerão no próximo sábado (29) e em 6 de outubro. Os locais dos postos de vacinação serão divulgados no portal da Prefeitura de Vitória.

Raiva

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura.

Para prevenir essa grave doença, todos os anos a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza a campanha de vacinação contra a raiva.

A vacina utilizada pelo CVSA é fornecida pelo Ministério da Saúde e é produzida por cultivo de células infectadas com vírus rábico inativo. É indicada para cães e gatos com mais de 90 dias de vida.

A vacinação de cães e gatos também está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página