Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mais de 81% dos pedidos de poda de árvores são executados na Capital

Publicada em 01/06/2018, às 17h14 | Atualizada em 04/06/2018, às 15h15

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Eduardo Brinco

Com colaboração de Amilton de Freixo Brito


Foto Divulgação

Poda de árvore pela Semmam

A poda das 34 mil árvores da cidade é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Vitória possui 34 mil árvores só em área urbana, sem contar as espécies que estão nos parques. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) faz o monitoriamento delas e o serviço de podas de árvores, de grama e de urbanismo na cidade. Além da manutenção preventiva, em 2017, foram registrados 2.570 pedidos de podas pelo Fala Vitória 156. Mais de 81% deles já foram concluídos.

O restante está em análise no sistema Ouvidoria Municipal pela equipe técnica composta de biólogos e engenheiros, segundo dados atualizados nesta sexta-feira (1). A gerente de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente, Giselle Cypreste Guimarães, explica que, em alguns casos, a poda não pode ser imediata.

“Há situações de solicitações de podas de árvores que é necessário à intervenção da prestadora de serviços de energia, pois os galhos a serem podados podem estar em conflito com a rede elétrica. Também é comum ter veículos estacionados no local, impedindo o trabalho. Também pode ser avaliado pelos especialistas que não há necessidade de manejo do vegetal”, destacou Giselle.

Paisagismo

Para a próxima semana, sete equipes de paisagismo atuarão na avenida Leitão da Silva e nos bairros Santa Lúcia, Enseada do Suá, Ilha do Frade, Praia do Suá, Bento Ferreira, Grande Vitória, Santo Antônio, Santa Tereza, Consolação, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Ilha de Monte Belo , Ilha de Santa Maria e Jucutuquara.

Os serviços incluem ações a serem feitas em canteiros, praças e rotatórias, além de plantio de novas espécies, como gramíneas, como clorofitos, dianela, capim de barba de semente, capim pêlo de urso, moréia.
Gramíneas (como grama verde, cereais e bambus) são plantas com folhas semelhantes a lâminas. A maioria tem caule oco e muitas raízes ramificadas.

Segundo técnicos da Semmam, essas plantas são de pequeno porte e embelezam a cidade. Algumas até florescem, como a mini ixora e ixora malvi, dando um toque diferente e bonito no paisagismo. Nos jardins da Catedral de Vitória, por exemplo, foram utilizados clorofitos.

Podas

Além das solicitações que chegam pelo Fala Vitória 156, quatro equipes estarão realizando serviços de podas de árvores nos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Centro, Jabour, Maria Ortiz, Goiabeiras, Segurança do Lar, Antônio Honório, Bento Ferreira, Santo Antônio, Estrelinha, Universitário, São Pedro, Ilha de Santa Maria e Jaburu. São mais de 170 exemplares arbóreos podados por mês em Vitória.

“Atendemos a todos os bairros das nove regionais da capital com podas de árvores e paisagismo, além das solicitações do Fala Vitória 156. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a porcentagem de atendimentos que são solucionados, hoje superior a 81%. Nenhuma solicitação do Fala Vitória 156 deixará de ser atendida”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site