Notícias

Mais de 140 homens passam por programa de enfrentamento à violência doméstica

Publicada em 28/11/2017, às 18h46 | Atualizada em 28/11/2017, às 19h15

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Josué de Oliveira
Espaço Fala Homem
Conclusão de mais uma turma do Espaço Fala Homem aconteceu no auditório da Casa do Cidadão

Mais uma turma do projeto Espaço Fala Homem foi encerrada na tarde desta terça-feira (28). A iniciativa tem o objetivo de prevenir e reduzir a violência doméstica em Vitória e é realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Com a conclusão da 12ª turma, o projeto, que é pioneiro no Espírito Santo, já atendeu, aproximadamente, 140 homens acusados de agressão em cinco anos de existência.

Durante os encontros, eles tiveram o acompanhamento de uma equipe psicossocial e discutiram temas como a Lei Maria da Penha, violência, relação amorosa e comunicação não violenta.

Reflexão

De acordo com a subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Luciana Fiorim, a ideia é fazer com que eles reflitam sobre como lidar com determinadas situações de conflito do dia a dia.

"Queremos registrar que é muito importante que esse momento seja concluído com um aproveitamento muito bom. E a gente tem uma expectativa que vocês repliquem tudo que aprenderam aqui, todos os conhecimentos relacionados aos Direitos Humanos, em todas as relações construídas no dia a dia", disse.

Mudanças

Durante o ano, foram realizadas cinco turmas do projeto. Segundo a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), Lorena Padilha, em 2018 a iniciativa vai continuar, já que, ao longo desse período, vem obtendo resultados bastante significantes.

Lorena explicou que, para o próximo ano, haverá mudanças na metodologia de atuação caso seja necessário. "A gente percebeu que alguns homens precisam de um acompanhamento individual. Nós vamos fazer esse trabalho quando identificarmos que eles não se enquadram no trabalho grupal", explicou.

Matéria relacionada

Fala Homem: encontro discute projetos contra a violência doméstica


Voltar ao topo da página