Notícias

Mais cinco comunidades apresentam sugestões para o PPA

Publicada em 11/07/2017, às 18h52

Por Kennya Gava, com edição de Rejane Gandini Fialho


Carlos Antolini
11 Reunião do PPA
Representantes de Santos Dumont, Cruzamento, Goiabeiras, Santa Cecília e Ilha do Boi estiveram com o secretário Fabrício Gandini no PPA.
Foto Divulgação
Neno Bahia, representante do Bairro Santos Dumont
Neno Bahia, de Santos Dumont, aprovou a etapa pública compartilhada e falou sobre a importância do PPA para ajudar a cuidar de Vitória.

A etapa pública compartilhada do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 entra na quarta semana de reuniões com as comunidades e conselhos municipais de Vitória, com 40 bairros já ouvidos, incluindo Santos Dumont, Cruzamento, Goiabeiras, Santa Cecília e Ilha do Boi, cujas lideranças estiveram no Palácio Municipal nesta terça-feira (11) para apresentar suas demandas e potencialidades de cada local.

Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões, até o mês de agosto, com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores. Os objetivos são compartilhar com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extrair informações e absorver ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, apresentou os desafios estruturantes e as principais entregas já realizadas pela gestão nas áreas de segurança, iluminação pública, mobilidade, saúde, educação, turismo, trabalho e renda, cultura, esportes e lazer, reforma de praças e parques, habitação, assistência social e infraestrutura. Também falou sobre os cortes de gastos efetuados e sobre a etapa publica compartilhada do PPA.

“As reuniões são importantes para a gente nivelar um pouco as informações e mostrar o que a gente tem feito e o que pretende fazer, além de incorporar ao que já existe os desejos e necessidades que temos como cidade. A gente precisa mudar a lógica da relação do poder público com a sociedade para que as pessoas se sintam donas da cidade, porque aí o cidadão não só cobra, mas ajuda a construir as soluções. Mesmo com a dificuldade financeira, nós tivemos uma série de investimentos fruto das parcerias público privadas e com instituições financeiras por meio de captação de recursos”, afirmou Gandini

O PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar, em conjunto das diretrizes, os objetivos e as metas previstas.

Neno Bahia, de Santos Dumont, aprovou a etapa pública compartilhada do PPA 2018-2021. “Achei super interessante essa parceria da prefeitura com as comunidades, interagindo e administrando juntos para o desenvolvimento da cidade. Temos que participa do andamento da gestão, saber as dificuldades e também ajudar a cuidar de Vitória”.

Ainda no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

As principais demandas apresentadas pelas comunidades foram: construção e ampliação de escolas, novas unidades de saúde, mais investimentos na segurança, outros projetos para geração de emprego e renda, construção de novos mirantes nas áreas elevadas, academia do idoso, obras de urbanização e implantação de parque municipal. Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA, quando serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Na próxima quinta-feira (13) a reunião acontece, também no Palácio Municipal, com os bairros da Penha, Enseada do Suá, Solon Borges, São José, Eucalipto e Praia do Canto.


Voltar ao topo da página