Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Maio Amarelo: Vitória registra queda de mortes no trânsito

Publicada em 03/05/2017, às 12h57 | Atualizada em 03/05/2017, às 18h14

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Maria Ângela Siqueira


Diego Alves

Lançamento da campanha Maio Amarelo

Lançamento da campanha Maio Amarelo aconteceu no Palácio Municipal, que já recebeu iluminação especial (Ampliar imagem)

Diego Alves

Lançamento da campanha Maio Amarelo

Prefeito Luciano Rezende e secretários municipais participaram da solenidade e destacaram a importância do respeito às leis de trânsito (Ampliar imagem)

Dados da Coordenação de Informação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) revelam que o número de óbitos de moradores de Vitória no trânsito vem caindo nos últimos quatro anos: de 37 para 28. Em 2013, foram 23 mortes; em 2014, 16; em 2015, 13; e em 2016, 10. O número de óbitos em geral nos acidentes de trânsito no município também caiu no mesmo período: de 81 para 60.

Apesar dos números revelarem queda, ainda acendem um sinal de alerta de que é preciso maior conscientização da população para um trânsito mais humano. Neste mês, o tom amarelo ganha destaque com a campanha Maio Amarelo, e a Prefeitura de Vitória desenvolve diversas ações para desenvolver ações de uma cultura de paz no trânsito.

Causas

Excesso de velocidade, atitude imprudente do pedestre e direção perigosa do motociclista são as principais causas dos acidentes, segundo levantamento realizado pela Subcomissão de Análise de Dados dos Acidentes Graves e Fatais do Programa Vida no Trânsito. Segundo a coordenadora municipal do Programa Vida no Trânsito, Jacira dos Anjos Pereira, as vítimas mais vulneráveis são os pedestres.

"As lesões causadas pelo trânsito são um problema de saúde pública que podem ser previstas e prevenidas por intervenções de segurança no trânsito e uma maior conscientização dos motoristas e pedestres. Uma análise racional dos fatores de risco e das causas das colisões entre veículos, além de atropelamentos, é fundamental para subsidiar intervenções intersetoriais que previnam os acidentes, bem como suas consequências, que são as lesões e as mortes", defendeu Jacira.

Leis de trânsito

O respeito à vida humana e às leis de trânsito é essencial para mudar a realidade de violência no trânsito. "Não dirigir após ingerir álcool, não falar e teclar no celular enquanto dirige e usar a faixa de pedestre para as travessias são algumas das atitudes que devem ser respeitadas para evitar acidentes, que podem levar à morte prematura", alerta a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Programação

Em Vitória, a Prefeitura planejou diversas ações de promoção à paz no trânsito. Alguns monumentos de Vitória ganharam iluminação amarela em homenagem à campanha: Ponte da Passagem, Palácio Municipal, torres de Jesus de Nazareth, Casa Porto e Viaduto Caramuru.

O lançamento da campanha aconteceu na Prefeitura de Vitória, na noite desta última terça-feira (2). O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do respeito às regras de trânsito. "É um movimento de conscientização por um trânsito de paz, em que as pessoas possam sair de casa seguras e voltar seguras, com ciclistas e pedestres sendo respeitados e motoristas respeitando as regras de trânsito. É um pacto de boa vizinhança, educação e civilidade. Respeitando as regras, todos estão se protegendo e protegendo as vidas de outras pessoas". 

Veja as atividades

3 de maio, das 8h30 às 11h, em Jardim Camburi
Anjos da Guarda: trabalho voltado para conscientização de pedestres e condutores para uso e respeito a faixa. Veja a matéria.

4 de maio, das 21 às 23 horas, no Triângulo das Bermudas (Praia do Canto)
Esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

6 de maio, das 8h às 11h30, em parques e feiras do Centro
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores da feira, principalmente idosos. Na praça, haverá atividades educativas com as crianças. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

9 de maio, das 17h às 18h30, na faixa de pedestres em frente ao Shopping Vitória (Enseada do Suá)
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores do shopping. Parceria com a ONG Avalanche.

13 de maio, das 9 às 12 horas, na Curva da Jurema
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para as mães e famílias. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

16 de maio, das 8 às 10 horas, no Cmei Darcy Vargas (Santo Antônio)
Projeto Teatro de Bonecos da Guarda apresentará aos alunos a peça “Minha Amiga Faixa”.

17 de maio, das 8h às 10h30, no Parque Barreiros (Joana Dar'c)
Equipe dos projetos sociais da Guarda desenvolverá atividades educativas com a temática "trânsito" com os alunos do ensino fundamental e anos iniciais das escolas municipais da região.

18 de maio, das 14h às 16h30, no Parque Horto de Maruípe
Equipe dos projetos sociais da Guarda desenvolverá atividades educativas com a temática "trânsito" com os alunos do ensino fundamental e anos iniciais das escolas municipais da região.

25 de maio, das 9 às 11 horas, na faixa de pedestre do SESC Glória (Centro)
Esquetes voltadas para conscientização de pedestres e condutores para uso e respeito à faixa. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

27 de maio, das 17 às 22 horas, na Praça dos Namorados (Praia do Canto)
Esquetes com abordagens ao tema circulação e condução segura para frequentadores da praça, principalmente para idosos e famílias. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

31 de maio, das 21 às 23 horas, na Rua da Lama (Jardim da Penha)
Esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares. Parceria da equipe dos projetos sociais da Guarda com a ONG Avalanche.

Diego Alves

Lançamento da campanha Maio Amarelo

Crianças vestidas de anjo e agentes da Guarda Municipal também participaram do lançamento da campanha (Ampliar imagem)

Diego Alves

Lançamento da campanha Maio Amarelo

Carro colidido simbolizou a campanha, que visa alertar as pessoas para os riscos no trânsito (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site