Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Maio Amarelo: faixa de pedestre é foco de ação na Enseada do Suá nesta terça

Publicada em 08/05/2017, às 17h09

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM

Com colaboração de Vinícius Yungtay


Wilbert Suave

Faixa de pedestres em frente a Rodoviária de Vitória

Objetivo da ação é conscientizar os pedestres sobre a importância de atravessar as vias na faixa (Ampliar imagem)

O respeito à faixa e ao semáforo é condição mínima de segurança no trânsito para os pedestres. A conscientização deve ser de todos os usuários das vias, mas os pedestres são sempre os mais frágeis e, por isso, devem evitar situações de risco.

Para lembrá-los das regras de circulação e conduta, a ação do movimento Maio Amarelo desta terça-feira ( 9) ocorrerá em frente à faixa de pedestres que liga o Shopping Vitória à Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, das 17 horas às 18h30. A intervenção urbana ocorrerá em parceria com a ONG Avalanche e será composta de esquetes que enfatizarão o respeito à faixa e a escolha pela vida.

Perigos no trânsito

Em muitas situações, o pedestre se coloca em situação de risco e nem percebe a gravidade da atitude que tomou. Uma situação comum é a travessia na faixa com o trânsito de carros parado, mas com o semáforo aberto para os veículos. Nesse cenário, o pedestre pode facilmente colidir com um motociclista que está no corredor, uma vez que o semáforo estará verde para os veículos.

Acidentes com pedestres também ocorrem quando passageiros de ônibus decidem atravessar na frente do coletivo, enquanto o mesmo ainda está em operação de embarque e desembarque. O correto é sempre atravessar após a parte traseira do ônibus, para obter visualização total dos veículos que estão na via.

Vale lembrar também que as faixas de pedestre são colocadas em locais estratégicos e sempre levam em consideração a visualização de todos os envolvidos no trânsito, além da capacidade dos veículos de parar a tempo para a travessia segura dos pedestres.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site