Publicada em 04/05/2017, às 16h29
Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM
Com colaboração de Vinícius Yungtay
Yuri Barichivich
Clientes de bares do Triângulo serão conscientizados sobre os riscos de dirigir após a ingestão de bebida alcoólica
Apesar da multa de quase R$ 3 mil e da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano, muitos motoristas ainda se arriscam ao conduzir veículos após a ingestão de bebida alcoólica. Fazê-los refletir sobre essa escolha perigosa é o objetivo da ação do movimento Maio Amarelo desta quinta-feira (4), nos bares do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, das 21 às 23 horas.
Logo na entrada da região, haverá um carro acidentado que vai ajudar os motoristas a se lembrar das consequências de uma atitude irresponsável no trânsito. De acordo com a coordenadora pedagógica da Guarda Civil Municipal, Fabrícia Freitas Passos, a proposta não é chocar as pessoas, mas fazer com que cada um dos frequentadores reflita sobre suas próprias escolhas e as possíveis consequências.
"A primeira impressão, de um carro acidentado, causa um impacto inicial. Mas nas mesas vamos trazer um pouco de humor para tratar desse tema tão sério, mas que precisa ser discutido mais profundamente, que é a direção sob o efeito de bebidas alcoólicas", frisou.
Nas mesas dos bares, os clientes serão abordados pela trupe da ONG Avalanche, que vai utilizar uma pitada de humor para tentar sensibilizar os motoristas que estão ingerindo bebidas alcoólicas. Para tanto, o grupo tentará "vender" um plano funerário para os consumidores das mesas, mostrando que eles são verdadeiros clientes em potencial.
Do outro lado, agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal serão os defensores das mesas de consumidores, alegando que eles sabem dos riscos envolvidos e das leis de trânsito e que, obviamente, aqueles que são motoristas voltarão de forma segura para casa por meio de carona, táxi, aplicativos de transporte ou até mesmo a pé, para aqueles que moram perto do Triângulo.
Policias militares também estarão presentes na ação e disponibilizarão bafômetros para aqueles que se dispuserem a testar o grau de alcoolemia. Os motoristas poderão ainda tirar dúvidas sobre os atuais limites legais para a aplicação das penalidades por dirigir embriagado e em que condições a prática se torna crime de trânsito.
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Solicitação de serviços
Abertura de chamados
Denúncias
Acesso à informação
Lista de assessores