Notícias

Linha Verde funciona batendo novo recorde

Publicada em 11/04/2018, às 21h23 | Atualizada em 11/04/2018, às 21h23

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


Carlos Antolini
FAIXA VERDE FAIXA DE PISTA EXCLUSIVA PARA ÔNIBUS
Linha Verde tem início 200 metros após a ponte de Camburi

Desde o início de seu funcionamento, a Linha Verde teve o dia com menor retenção de veículos nesta quarta-feira (11), quando o trânsito fluiu bem, mesmo nos horários de pico, na avenida Dante Michelini.

As retenções foram pontuais e de acordo com o esperado, mesmo nas vias de acesso à praia de Camburi. Avisos em tempo real no painel eletrônico, sincronia de semáforos, carona solidária, monitoramento instantâneo por vídeo, mais agentes da Guarda Municipal e trabalho integrado das equipes da Prefeitura fizeram com que não houvesse transtornos na região.

Em frente ao Shopping Vitória, na Enseada do Suá, por exemplo, às 18h58 desta última terça (10), a retenção de veículos formava uma fila que hoje (11) foi verificada 30 minutos mais cedo apenas.

"Ou seja, os veículos seguem sem que haja retenções significativas, e a cada dia esperamos que esse tempo seja ainda mais favorável aos condutores, pois, para os usuários dos ônibus, o ganho de tempo já ficou evidenciado", destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Desde a última terça-feira (10), quando houve a retomada da Linha Verde, 70 servidores das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e Segurança Urbana (Semsu) acompanham a operação do projeto. Um intenso trabalho de sensibilização com educação para o trânsito também tem sido feito na orla de Camburi.

Monitoramento

Segundo Tyago Hoffmann, os trabalhos de acompanhamento vão além da praia, pois há monitoramento regular com uso de tecnologia e pessoas especializadas em avenidas importantes, como a Nossa Senhora dos Navegantes, Américo Buaiz e Saturnino de Brito, entre outras.

Hoffmann destacou que os motoristas precisam colaborar com o projeto, que necessita de mais alguns dias de observação para se efetivar com uma estratégia ousada, mas que serve à coletividade.

Ele contou que os ajustes nos últimos dias já impactaram de forma positiva e não houve congestionamentos significativos nos pontos de maior circulação de carros. A expectativa é de que haja avanços nos próximos 30 dias.

Diego Alves
Vídeo Monitoramento
Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal ajuda a fazer os ajustes necessários em caso de retenção no trânsito

Videomonitoramento

Além das contagens e avaliação na orla, o monitoramento também é feito por meio da Central de Videomonitoramento da Guarda e, em tempo real, os agentes de trânsito fazem os ajustes caso sejam observados gargalos ou retenção.

Uma central da Setran também faz ajustes nos semáforos sempre que há aumento de veículos em determinados horários ou necessidade de nova sincronia de acordo com a demanda do dia e do horário.

Soluções

"Um aprendizado a cada dia na busca pelas melhores soluções para tornar nosso trânsito mais justo e democrático. Estaremos nas avenidas para que, em breve, possamos ampliar a Linha Verde. Nossa intenção é que a população compactue de nosso esforço e colabore, pois queremos organizar as vias com decisões técnicas para minimizar os problemas provocados por tantos veículos nas ruas”, avaliou.

Linha Verde 

Além de ser exclusiva para ônibus, vans e táxis, a Linha Verde agora também pode ser acessada por veículos de passeio com três ou mais passageiros (carona solidária), além de carros de transporte público para pessoas com deficiência, até as 20 horas, de segunda a sexta. Aos sábados, ela será adotada das 6 às 14 horas.


Voltar ao topo da página