Notícias

Lideranças comunitárias aprovam melhorias na Linha Verde

Publicada em 13/04/2018, às 13h36 | Atualizada em 13/04/2018, às 13h52

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião com lideranças sobre linha verde
Lideranças comunitárias lotaram a sala de reuniões do Palácio Municipal para acompanhar a apresentação dos bons números da Linha Verde

Lideranças comunitárias se reuniram mais uma vez com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, na noite desta última quinta-feira (12), na sala de reuniões anexa ao gabinete do Palácio Municipal, para conferir os bons resultados alcançados na retomada da Linha Verde, na avenida Dante Michelini, nesta semana. 

O secretário apresentou as intervenções realizadas pela administração municipal para melhorar o fluxo dos carros individuais tanto em Camburi quanto nos corredores de acesso (avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito). O encontro foi acompanhado pelo promotor do Ministério Público Estadual Marcelo Lemos. 

Melhorias

Os ajustes semafóricos, controle na liberação de veículos em pontos estratégicos, monitoramento por vídeo em tempo real, implementação da carona solidária e atuação dos técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e dos agentes de trânsito da Guarda Municipal, a carona solidária (veículos com três ou mais pessoas) evitaram retenções e permitiram maior fluidez. 

Uma prova do bom funcionamento da Linha Verde é o sinal inteligente que funciona antes do posto Iate (em frente ao acesso para o Triângulo das Bermudas), na Saturnino de Brito, que registrou nesta semana muito mais veículos passando em comparação com outros dias, o que significa que o trânsito está fluindo melhor. Enquanto no dia 3 de abril (sem Linha Verde), das 18 às 19 horas, passaram 2.209 carros, no dia 10, foram 3.028. Das 19 às 20 horas, a diferença é ainda maior: de 1.611 para 2.837.

Outra medida foi o fechamento do acesso à rua Odete Braga Furtado, na Enseada do Suá, nos dias úteis, a partir das 17 horas. Isso evita que a fila de carros para entrar nessa via ocupe uma das faixas da Américo Buaiz e também prejudique a saída da Curva da Jurema. Por sinal, a fila de carros no horário de pico na região, nesta semana, terminou por volta das 18h30.

O prefeito destacou que a Linha Verde é muito importante para a cidade. "Já temos notado melhorias no trânsito e até recorde no fim da retenção de carros no horário de pico. Percebemos também a aprovação dos moradores, que estão mandando também muitas propostas". 

Diego Alves
Reunião com lideranças sobre linha verde
Prefeito Luciano Rezende e promotor Marcelo Lemos participaram do encontro com os moradores

Ampliação

A Prefeitura está concluindo estudos técnicos para ampliar a Linha Verde até a altura do Hortomercado, ao lado da Praça do Papa, na Enseada do Suá. A expectativa é de que a expansão aconteça até o mês de junho. Hoffmann explicou que a decisão foi tomada após diálogo com as comunidades. 

A intenção é que a Linha Verde funcione nas avenidas Saturnino de Brito e Américo Buaiz nos mesmos moldes adotados na Dante Michelini, ou seja, com a faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e carona solidária. Ainda serão feitas a sinalização das placas e a pintura das vias. 

Organização

"Um aprendizado a cada dia na busca pelas melhores soluções para tornar nosso trânsito mais justo e democrático. Estaremos nas avenidas para que, em breve, possamos ampliar a Linha Verde. Nossa intenção é que a população compactue de nosso esforço e colabore, pois queremos organizar as vias com decisões técnicas para minimizar os problemas provocados por tantos veículos nas ruas", avaliou Tyago.


Voltar ao topo da página