Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Lei Rubem Braga: show "Moda de Viola" leva o universo caipira para o Centro

Publicada em 16/03/2017, às 14h43


Divulgação Semc

Show Moda de Viola

Dupla Jean da Viola e Renato vai levar o melhor da música caipira para o Parque Moscoso (Ampliar imagem)

"E viva a viola!". Essa frase resume o projeto "Moda de Viola", show da dupla Jean da Viola e Renato, que reúne músicas autorais e canções resgatadas do folclore brasileiro, todas à base de muita viola caipira. A apresentação acontece neste domingo (19), a partir das 9 horas, no Parque Moscoso, no Centro, e tem entrada gratuita.

A ideia do espetáculo surgiu da vivência da dupla com o universo caipira. "O universo da viola é fascinante, e tudo é agradável. Antes de tocar viola, eu sempre estive em busca de alguém que tocasse, mas era muito difícil encontrar, por isso, desde o início de minha carreira, sempre fiz questão de levar a viola para todas as pessoas que, assim como eu, são amantes da viola caipira" explica Jean, que toca o instrumento há 10 anos.

Segundo o músico, que também é pesquisador da cultura caipira, o repertório do espetáculo é baseado nas histórias e na cultura do instrumento e do universo caipira. Em um roteiro que reúne 21 músicas, o público vai poder conferir estilos como a música de roda, a folia de reis, o cururu, a toada, a moda de viola, o pagode de viola, a guarânia, o arrasta-pé, a valsa caipira e o cateretê. 

"Procuramos fazer um repertório em ordem cronológica, demonstrando para o público as músicas e as curiosidades da viola, desde a época da colonização portuguesa até os dias de hoje. Para isso, contamos com um narrador que, entre uma música e outra, vai deixando o público bem informado sobre todo universo da música caipira brasileira".

Dupla

Jean da Viola e Renato estão juntos como dupla há seis anos. Se conheceram em um festival de viola. Nesse tempo, além dos shows, já gravaram um DVD e um CD, que deve ser lançado ainda em 2017, com um trabalho que privilegia a música e toda a atmosfera associada ao universo do campo.

"Nossa vida é a nossa música, e o próprio som da viola é o som do campo. A música caipira é bastante harmoniosa, assim como os sons agradáveis da roça. Na roça nada destoa, os sons das águas e dos rios fazem uma base perfeita para o canto dos pássaros, e a serenata dos bichos ao cair da noite parece estar sendo regida constantemente por um maestro que não permite erros".

Lei Rubem Braga

O projeto “Moda de Viola”, da dupla Jean da Viola e Renato, conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Serviço

Projeto Moda de Viola
Quando: 19 de março, domingo, às 9 horas
Onde: Parque Moscoso - - avenida República – Centro
Aberto ao público


Informações à imprensa:

Leo Vais (levsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-8354/ 98818-4490

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site