Notícias

Judô impulsiona sonhos de jovens alunos de projeto de judô do Tancredão

Publicada em 17/11/2017, às 15h28

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Escolinha de Judô no Tancredão
Alunos mostram dedicação e disciplina durante as aulas de judô na escolinha do Tancredão
Leonardo Silveira
Escolinha de Judô no Tancredão
Irmãos Carlos Falcão e Taila Falcão, ao lado do professor Marcus Vinícius, vão disputar competição no Rio de Janeiro

O judô como ferramenta de inclusão social, incentivo e sonhos. Os alunos da escolinha de judô da Prefeitura de Vitória, cujas aulas acontecem no Tancredão, viajaram nesta sexta-feira (17) traçando metas e planos de voar bem alto. No total, 45 jovens e crianças a partir de cinco anos vão disputar o Campeonato Brasileiro de Ligas de Judô, neste final de semana, em Bom Jesus de Itabapoana (RJ).

"É a nossa primeira participação em um evento desse porte e com essa quantidade de atletas. Já participamos de competições nacionais com um número menor de atletas e fomos medalhistas. Para essa competição, treinamos bem e estamos levando em torno de 10 campeões estaduais em plenas condições de serem medalhistas. O nível da competição é alto", declarou o professor Marcus Vinícius de Oliveira.

Os judocas Carlos Falcão e Taila Falcão, ambos de 9 anos, estão há três anos no projeto, são irmãos e estão ansiosos para a primeira competição nacional. "Estou feliz e não estou nervoso. Tenho muitos sonhos e quero ser policial e judoca", disse Carlos, cujo depoimento foi compartilhado pela irmã: "Farei o meu melhor", afirmou Taila.

O pai, Roberto, não esconde o orgulho dos filhos: "Também é meu sonho realizado. Uma esperança de que futuramente eles sigam o caminho do esporte. Eles são dedicados".

Projeto

O projeto funciona há mais de cinco anos e atende mais de 300 alunos, incluindo pessoas com deficiência. Quem comanda a turma é o sansei Marcus Vinícius de Oliveira, que é nada mais nada menos quinto dan de judô, com 50 anos de história na modalidade.

O projeto funciona em três categorias: infantil (5 a 9 anos), juvenil (9 a 13 anos) e adulto (13 em diante), incluindo pessoas com deficiência física, visual e intelectual. Os alunos treinam judô no Tancredão, às terças e quintas, nos três períodos.

Depois dessa competição, os judocas ainda participam de um campeonato no dia 2 de dezembro, no Tancredão, com 100 atletas competindo.


Voltar ao topo da página