Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Jornada Científica aprofunda debates sobre o dia a dia da Assistência Social

Publicada em 09/11/2017, às 18h10

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas

Jornada de Assistência Social

Trabalhos na área da Assistência Social foram apresentados na Jornada Científica de Assistência Social (Ampliar imagem)

A V Jornada Científica da Assistência Social, realizada nesta quinta-feira (9), no auditório da Casa do Cidadão, consolida-se como um espaço de troca de experiências e de conhecimentos no campo da assistência social, associado às práticas realizadas no âmbito do município.

O evento reuniu, além dos pesquisadores, profissionais de nível superior e médio, técnicos e estagiários trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Vitória, servidores municipais em geral, instituições de ensino superior e representantes dos Conselhos de Direitos.

Este ano, foram apresentados sete trabalhos, sendo quatro dissertações de mestrado e três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s). "As apresentações das pesquisas e o diálogo com o público contribuem para a valorização dos profissionais do Suas, para estimular a produção científica e para aprimorar as práticas", disse o coordenador da Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Assitência Social (Semas), Adriano de Jesus Almeida.

Temas

Os temas são os mais diversificados, como gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas); consciência política dos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória; as crianças e o tráfico de drogas; e o trabalho dos psicólogos nos Cras", de Iasmin Libalde Nascimento.

"São questões complexas tratadas com profundidade. Nosso objetivo é problematizar os desafios da assistência social", disse Adriano.

Trabalhos apresentados
  • Gestão financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas): análise do município de Vitória – Nilda Lúcia Sartório (Mestrado)
  • Consciência política e participação dos conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória – Arthur Gomes Dau (Mestrado)
  • Levantamento da situação de insegurança alimentar das famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social de Maruípe – Marciana Sangi de Oliveira (TCC)
  • Tráfico de drogas: o mercado que adota crianças e não dispensa trabalhadores, uma etnografia no município de Vitória – Michelli Possmozer (Mestrado)
  • Análise da atividade de trabalho dos Psicólogos que atuam em serviços de proteção social básica nos Cras – Iasmin Libalde Nascimento (Mestrado)
  • Histórias de vida: a população de rua usuária do Centro Pop – Luciana Colares Gonzaga Cardoso (TCC)
  • Histórias de vida: moradores invisíveis de Vitória – Jadhy Nogueira da Silva (TCC)

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site