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Jogos de xadrez trazem benefícios para população de rua na Escola da Vida
Publicada em 09/07/2019, às 13h27
Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM
Com o objetivo de desenvolver competências individuais de pessoas em situação de rua, como tomada de decisão, definição de estratégias, desenvolvimento da criatividade, organização do tempo, paciência e concentração, a Escola da Vida desenvolve o projeto "Tabuleiros de Rua", através do qual os assistidos disputam jogos de xadrez.
As partidas acontecem de segunda a sexta, das 8 às 11 horas, na própria Escola da Vida, na Grande São Pedro, e conta com oito tabuleiros.
O xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos. Cada peça move-se de forma distinta. O objetivo é dar o xeque-mate, isso é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável.
Terapia
"Já temos estudos que o xadrez é um processo terapêutico. É um jogo de muita estratégia, pois nossos assistidos começam a respeitar o outro e não serem tão impulsivos nas suas tomadas de decisões. Esperamos que eles recuperem a sua autoconfiança e fortaleçam a convivência familiar e comunitária e criem seus mecanismos para serem os próprios protagonistas e vencerem na vida", destacou o gerente da Escola da Vida, Luis Melo.
Autoconfiança
Na Escola da Vida, são desenvolvidas diversas atividades coletivas e individuais para pessoas em situação de rua, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade e interesse por novas aprendizagens.
Há palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança, de leitura, de palavras, rodas de conversas, além de espaços de sarau de poesias, rodas de rimas, exposições, cineclube, cursos, entre outras atividades.
Paralelo a essas atividades, o projeto faz a articulação com a rede de serviços da cidade, pública e privada, para encaminhamento dos usuários ao mercado de trabalho, seja como autônomos ou empregados.