Notícias

Jogo "Carta da Terra": alunos refletem sobre sustentabilidade na Casa do Cidadão

Publicada em 15/09/2017, às 15h07

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Amilton Freixo de Brito


Divulgação Semmam
Jogo Carta da Terra
Alunos disputam partidas do jogo "Carta da Terra" durante o projeto Cidadania Fundamental
Divulgação Semmam
Jogo Carta da Terra
Durante cada partida, diversos conceitos ecológicos são experimentados, como a cooperação, o fluxo constante de energia e os ciclos naturais

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, do bairro Maria Ortiz, e da Emef Adão Benezath, de Antônio Honório, participam, nesta sexta-feira (15), da 13ª edição do projeto Cidadania Fundamental, na Casa do Cidadão, em Itararé. 

Os estudantes poderão participar do jogo "Carta da Terra", que é um tabuleiro no qual o jogador tem que utilizar estratégias de educação ambiental para a sustentabilidade. O jogo segue a recomendação da Unesco, que é "utilizar a Carta da Terra como instrumento de formação no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável".

Ele estimula o conhecimento e a compreensão de forma descontraída e promove criações artísticas coletivas, reflexões críticas e atitudes sobre valores humanos fundamentais para a construção de um mundo mais justo e sustentável. Para atingir os objetivos, os participantes devem ser interdependentes: ou todos ganham juntos ou todos perdem juntos.

Durante cada partida, diversos conceitos ecológicos são experimentados, como a cooperação, o fluxo constante de energia que move os participantes e os ciclos naturais.

A ação é desenvolvida pela equipe de Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), juntamente com as secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e Educação (Seme).

Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.


Voltar ao topo da página