Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Jesus de Nazareth vai ter circuito turístico pelas ruas do bairro

Publicada em 15/03/2019, às 07h00 | Atualizada em 15/03/2019, às 09h06

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Leonardo Silveira

Bairro Jesus de Nazareth visto à partir do Projeto TAMAR

Vista de Jesus de Nazareth: com a criação do projeto Tour no Morro, turistas poderão conhecer de perto as potencialidades turísticas do bairro (Ampliar imagem)

Com o propósito de mostrar a diversidade cultural, as belezas das paisagens da baía de Vitória, a culinária, além da história do bairro contada por um guia local, foi autorizada a realização do projeto "Tour no Morro de Jesus de Nazareth" pela Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV).

O passeio, cujo roteiro foi desenvolvido pelo guia de turismo Fernando Martins, faz parte do
processo de cadastramento de circuitos turísticos em áreas urbanas na capital, que foi recentemente regulamentado por meio do decreto municipal 17.596.

O roteiro criado no bairro inclui um percurso com pontos de parada para ver e ouvir as histórias da comunidade, como o Residencial Mar Azul; a praia da Castanheira; escadarias; o mirante do Theogenes; a Casa Branca; as torres de energia; becos e vielas; além de outros pontos do local.

De acordo com o guia Fernando Martins, “o roteiro é uma oportunidade para visitantes e moradores conhecerem, por meio de um passeio a pé, a realidade da comunidade, vislumbrarem uma vista panorâmica espetacular da capital e degustarem a culinária local, como um delicioso pão caseiro quentinho, aperitivos de frutos do mar e a saborosa moqueca capixaba”.

Arquivo Terra

Mar com barcos de pescadores e ponte ao fundo da imagem

O projeto Tour no Morro vai contemplar passeios pelas vias do bairro e apreciação da vista da baía de Vitória (Ampliar imagem)

Tendência

Para o presidente da CDV, Leonardo Krohling,  iniciativa como esta em Jesus de Nazareth vai possibilitar também a outros guias de turismo a formalização de circuitos que normalmente fazem em áreas públicas da capital. “Os guias são a ponta da operação do turismo e estão em contato direto com os visitantes. Nada melhor que fortalecer e criar as possibilidades de atuação desses profissionais”, aponta.

Ainda de acordo com Krohling, a implantação de circuitos turísticos é uma tendência na qual as pessoas buscam cada vez mais experiências relacionadas ao cotidiano das pessoas e no conhecimento que possuem. “A partir do decreto, podem ser criados circuitos com uma identidade local, mostrando o cotidiano da comunidade na qual os guias moram”, pontua.

Roteiros específicos

O diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, explica que o decreto também abre a possibilidade para que cada guia, de acordo com sua especialidade, possa propor roteiros para a cidade e comercializar isso formalmente a partir de uma característica local.

“Existem guias de turismo que vêm desenvolvendo também suas especialidades, como em áreas de arte, fotografia e história, que criam formas de interpretar esse circuito de maneira muito própria, a partir do conhecimento dele, que aprendeu ao longo de muitos anos e que pode ser demonstrado, por exemplo, em vários trajetos diferentes do Centro Histórico de Vitória”, conta.

Cadastramento

Os circuitos turísticos, que devem ter itinerário e percurso definidos e estruturados, poderão ser propostos por guias e agências de turismo, devidamente cadastrados no Ministério do Turismo. O decreto municipal veda a criação e realização do serviço em Unidades de Conservação situadas na capital.

O cadastramento das empresas ou profissionais será constituído por meio de inscrição, que deverá ser feita através de encaminhamento de toda a documentação prevista no decreto à CDV, que promoverá a habilitação, a aprovação dos circuitos turísticos e a divulgação do período da vigência do cadastro do circuito aprovado com os dados do respectivo cadastrado.

Serviço:
Tour no Morro Jesus de Nazareth
Guia Fernando Martins
Contato: (27) 99758-5945 / Facebook/TourNoMorro


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site