Notícias

Jardim da Penha terá feira de adoção de cães e gatos especiais

Publicada em 25/04/2017, às 16h16

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Feira de adoção de animais
Cães com deficiência poderão ser adotados em Jardim da Penha
Divulgação Semus
Feira de adoção de animais
Objetivo da feira é provar que animal com deficiência pode ter uma vida normal

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Prefeitura de Vitória realizará, neste sábado (29), uma edição especial da Feira de Adoção de Cães e Gatos, na praça do EPA de Jardim da Penha, das 9 às 13 horas. Além de vários filhotes de cães, pela primeira vez serão disponibilizados quatro cães especiais - com alguma deficiência física -, mas que foram recuperados, adaptados e podem levar uma vida normal. 

"A Feira de Adoção vem provar que um animal com deficiência pode ter uma vida normal: muitos deles não precisam sequer de acompanhamento médico por conta da deficiência, e todos são grandes companhias. Sem contar que, na verdade, o preconceito é que é uma deficiência e impede a adoção absoluta de qualquer tipo de animal", destaca a veterinária Renata Bessa.

Segundo ela, são considerados animais com deficiência todos aqueles que apresentam problemas motores, mentais, renais, amputados, paraplégicos, cegos, que tomam medicações constantes e necessitam de tratamento periódico. Todos os pets estarão castrados, vacinados e vermifugados.

"Apesar da aparência frágil, felizmente, os animais nessas condições se adaptam facilmente. O objetivo é aumentar as chances dos peludos deficientes conquistarem um lar e terem a chance de mostrar o quanto são amáveis e incríveis", disse Renata.

São eles

Toby - raça Shihtzu, macho que faz uso de medicação contínua. Um cão amável, castrado e vacinado.

Pavê- Poodle canino, macho, vacinado e vermifugado. Teve a amputação do membro superior devido a um atropelamento e miíases. 

Paquito - Poodle, canino, macho, castrado, vacinado, abandonado com muitas miíases na boca. Hoje, ele se encontra tratado e feliz.

Vitamina - cadela adulta, castrada, vacinada e vermifugada. Chegou ao CVSA com TVT (doença venérea) e sarna. Foi tratada e hoje é uma cadela dócil.

Filhotes de cães de 45 dias - animais com menos de 6 meses têm a castração gratuita garantida pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental. Todos estão vermifugados.

Critérios

Para adotar um dos animais, é preciso ser maior de 18 anos, possuir RG, CPF e comprovante de residência. "Não basta adotar, tem que se conscientizar que o animal será mais um integrante da família, necessitando de amor, atenção, cuidados veterinários e alimentação. Adotar é um ato de amor à vida", afirmou Renata.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) funciona na rua São Sebastião, sem número, no bairro Resistência (veja no mapa). O centro também funciona como posto de vacinação antirrábica durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também é possível visitar o canil e o gatil durante a semana para adotar um dos animais recolhidos.

Recolhimento

Há critérios para recolhimento de animais. Todos os que chegam ao CVSA são animais que sofreram atropelamentos, foram abandonados ou têm suspeita de serem agressivos. A equipe do Controle Animal faz a ressocialização desses animais para que sejam introduzidos novamente na sociedade, por meio de adoção. Eles passam por uma avaliação do médico veterinário, tratamento, vermifugação e vacinação e, quando maior de 6 meses, já são castrados para adoção.

Divulgação Semus
Feira de adoção de animais
Todos animais foram tratados no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental
Yuri Barichivich
Feira de Adoção
Filhotes de cães também estarão à disposição para adoção na feira

Voltar ao topo da página