Notícias

Intervenção em grafite na Casa do Cidadão alerta para o consumo consciente

Publicada em 03/10/2017, às 13h56

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Fachada da Casa do Cidadão
Paredes externas da Casa do Cidadão vão ganhar intervenção artística

Para chamar a atenção da população e, principalmente, dos jovens da capital para a importância de manter uma postura consciente e sustentável diante das ofertas de consumo, o Procon de Vitória vai inaugurar, na próxima terça-feira (10), uma intervenção artística.

Serão pinturas em grafite nas paredes externas da Casa do Cidadão, localizada em Itararé, alusivas aos 27 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e dando destaque aos direitos humanos.

O trabalho, a ser executado em uma área de 100 metros quadrados (três paredes da Casa do Cidadão), começa ser desenhado nesta terça-feira (3) pelo grafiteiro Jânio Evangelista Guimarães.

Direitos

A gerente do Procon Municipal, Herica Correa Souza, contou que a proposta é chamar a atenção de quem vive na correria do dia a dia, em especial os jovens, para a importância de conhecer seus direitos e deveres básicos e fundamentais, nos quais se inclui o direito do consumidor. "Vamos utilizar a arte do grafite para conversar com a população sobre um assunto importante na linguagem da juventude", disse.

Ela acrescentou que, além de atrair os olhares de quem passa pelo local, o Procon quer também trazer discussões importantes para o cotidiano dos jovens consumidores. "Acreditamos que, com essa intervenção urbana, estamos aumentando a possibilidade de inserir nas rodas de conversa dos jovens e da população temas como direito do consumidor, direitos humanos, consumo consciente, sustentável e responsável. Sem falar que abrimos mais um espaço de reflexão na cidade", destacou Herica.

Conscientização

A coordenadora de Políticas e Direitos da Juventude da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Aline Passos, declarou que a manifestação cultural é importante para afirmação da cidadania e será uma forma de conscientização sobre a influência do consumo na vida dos jovens.

"O jovem sofre diariamente um assédio grande para a aquisição de bens ou serviços. E essa intervenção pretende alertá-los exatamente da necessidade e da importância de um consumo consciente e sustentável", pontuou.


Voltar ao topo da página