Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Intercambistas levam idiomas e culturas diferentes para os pequenos nos Cajuns

Publicada em 05/02/2019, às 14h35

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao

Cajun Praia do Suá

Intercambistas de vários países estão fazendo atividades nas unidades dos Cajuns

Guiomedce Paixao

Cajun Praia do Suá

Estrangeiros estão promovendo atividades lúdicas voltadas para meio ambiente, autocuidado e autonomia

Eles superam qualquer dificuldade com idiomas e culturas diferentes e já estão completamente enturmados com as crianças e os adolescentes dos Cajuns. São 56 jovens de países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Eslováquia, Peru e República Theca atuando em dez unidades desde o dia 15.

O Cajun Bela Vista recebeu sete intercambistas, originários da Alemanha, Argentina, Colômbia e Eslováquia. Dentre várias atividades, eles desenharam uma espécie de mapa-múndi no muro, destacando os países de onde vieram e as capitais.

"As crianças aprenderam os nomes de cada local, algumas curiosidades e algumas palavras, como as cores e os alimentos. Elas são muito afetivas e interessadas em aprender e isso quebra qualquer barreira", conta Alejandra Pantoja, de 21 anos de idade, natural da cidade de San Juan de Pasto, na Colômbia.

Maria Eduarda Santos Souza, de 10 anos, está muito feliz com os novos amigos estrangeiros, que participam das brincadeiras e ainda conduzem algumas atividades. "Eu já sei falar várias palavras em inglês e espanhol. Mas do país do Naffy é mais difícil", contou, referindo-se ao idioma eslovaco.

Gincana de palavras

No Cajun da Praia do Suá, uma das atividades que as crianças mais gostaram foi a gincana de palavras em espanhol, inglês e alemão. "Colocamos palavras simples, como nome de animais, objetos escolares e de casa e cores. As crianças aprenderam rápido e já queriam mais palavras, como abraço, beijo, carinho e amizade", conta Luíza Bolis, assistente social da unidade.

Guiomedce Paixao

Cajun Praia do Suá

Intercâmbio é uma oportunidade de troca de experiências e culturas com crianças e adolescentes nos Cajuns

Guiomedce Paixao

Cajun Praia do Suá

No Cajun da Praia do Suá, uma das atividades que as crianças mais gostaram foi a gincana de palavras em espanhol, inglês e alemão

Lembrança

A lembrança desses dias com os intercambistas ficará para sempre na memória de Gabriela Bonfim, de 11 anos. "Eles participam das brincadeiras, trazem novidades e a gente consegue se comunicar, apesar de não saber falar na língua deles".

Mas nem só de atividades no Cajun vivem os intercambistas. "Gostamos de passear, ir à praia e conversar com os moradores. Estou impressionado como as pessoas aqui são alegres e generosas, mesmo passando algumas dificuldades no dia a dia", diz Mario Kamody, de 26 anos, que mora em Praga, na República Tcheca.

Para ele e Marco Nennstel, de 22 anos, de Frankfurt, na Alemanha, o clima quente e seco é outra vantagem em Vitória. Os dois atuam no Cajun da Praia do Suá, com Clara Parks, 18 anos, de Buenos Aires, na Argentina. "No nosso tempo livre, além de passeios, estamos fazendo aula de português e de forró", contou.

Intercâmbio

Os jovens vieram por meio da Aisec, uma organização que atua em 126 países realizando intercâmbios. Os intercambistas nos Cajuns desenvolvem dois programas da entidade: o Gira Mundo - voltado para multiculturalismo, responsabilidade social e empreendedorismo -, e o Nós, voltado para o empoderamento e a promoção da diversidade cultural. 

Os intercambistas ficarão nos Cajuns até o dia 21 e vão realizar atividades lúdicas voltadas para meio ambiente, autocuidado e autonomia e que favoreçam o conhecimento de uma língua estrangeira. Eles atuam nos Cajuns de segunda a quinta-feira - em horário integral - e têm os finais de semana livres.

Os jovens estão hospedados em residências de famílias de Vitória e municípios vizinhos. Dessa forma, interagem melhor com moradores e aprendem as rotinas e os valores do dia a dia.

Guiomedce Paixao

Cajun Bela Vista

Cajun Bela Vista recebeu sete intercambistas

Guiomedce Paixao

Cajun Bela Vista

Estrangeiros estão ensinando nomes de outras línguas para a criançada


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site