Notícias

Instituto de Previdência do Município apresentará situação atuarial a segurados

Publicada em 12/02/2019, às 16h37

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
IPAMV Tatiana Prezotti
Presidente do Ipamv, Tatiana Prezotti destacou que a autarquia faz cálculos para garantir recursos para cobrir o pagamento dos benefícios de segurados

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória vai realizar, na próxima sexta-feira (15), a partir das 9 horas, uma apresentação pública sobre a situação atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Município.

Anualmente, a autarquia elabora cálculos para analisar e garantir que os recursos previdenciários serão suficientes para honrar o pagamento dos benefícios dos servidores efetivos de Vitória.

"O objetivo desse trabalho é analisar e garantir a saúde previdenciária do nosso regime de previdência, de modo que possamos garantir que não faltem recursos financeiros para cobrir o pagamento de benefícios atuais e futuros. Vamos apresentar a situação atuarial do Ipamv. Precisamos ter um plano de cobertura bem adequado aos compromissos firmados", explicou a presidente do Ipamv, Tatiana Prezotti.

Plano de custeio

Ela explicou que, desde julho de 2011, o Ipamv implementou o modelo de segregação de massa de seus segurados. Por esse meio de plano de custeio, os servidores do município são divididos em
dois fundos.

O Fundo Financeiro é aquele que engloba os servidores municipais que ingressaram nos quadros de servidores do município antes de julho de 2011. Esse fundo é deficitário, funciona no modelo de repartição simples e deverá ter seus compromissos honrados pelo Tesouro, quando as contribuições recolhidas não forem suficientes para pagar aposentadorias e pensões.

O Fundo Previdenciário é aquele que engloba os servidores que ingressaram no município após julho de 2011. Esse fundo é superavitário e funciona no regime de capitalização. Nele, os recursos previdenciários (patronal e servidor) recolhidos serão suficientes para custear os benefícios previdenciários aos servidores do plano.

Ficou interessado no assunto? Sexta-feira você terá a oportunidade de se aprofundar nesse tema.


Voltar ao topo da página