Notícias

Iniciada recuperação estrutural na Ponte de Camburi

Publicada em 09/04/2019, às 12h27 | Atualizada em 09/04/2019, às 13h45

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Calçada e Ciclovia que serão reformados na Ponte de Camburi
Passarela no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha será interditada para intervenções na ponte

A Prefeitura de Vitória iniciou nesta terça (9) as obras de recuperação estrutural da Ponte Ceciliano Abel de Almeida – uma das pontes de Camburi. Ela liga a ilha ao continente no sentido Praia do Canto – Jardim da Penha. A outra é a Petrônio Portela, cujo tráfego de veículos é no sentido Jardim da Penha – Praia do Canto.

A recuperação é preventiva e terá tratamento do aço, recuperação de concreto e do piso da passarela, instalação de novas placas de concreto e estrutura metálica, além da restauração e da substituição do guarda-corpo.

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) ficará responsável pela execução das intervenções, que foram licitadas por R$ 641.817,79, com prazo de conclusão de seis meses.

Obras

O canteiro de obras está sendo finalizado e um andaime está sendo construído embaixo da ponte, onde acontecerá a maior parte das intervenções.

A manutenção será iniciada pelo guarda-corpo da passarela de pedestres. Em seguida, será feita a recuperação das placas e do concreto do piso. Na sequência, será recuperado o piso da ciclovia, que também será interditada.

Leonardo Silveira
Ação da Equipe do Papo da Cidade orientando o cidadão sobre a reforma na Ponte de Camburi
Equipe do Papo da Cidade abordou pedestres e orientou sobre a interdição do local

Papo da Cidade

A equipe do Papo da Cidade esteve na ponte abordando pedestres e ciclistas e informando sobre a interdição da passarela, que deverá acontecer na próxima quinta-feira (11). Um informativo com orientações também está sendo distribuído.

Interdição

Não há previsão de interdição das faixas de veículos. Já pedestres e ciclistas deverão seguir as orientações das placas indicativas que serão instaladas nas duas faixas de pedestres mais próximas das pontes.

Uma delas fica na esquina da rua João da Cruz, na Praia do Canto, local onde os pedestres, já nesta próxima quinta-feira (11), deverão atravessar para a calçada dos prédios e seguir pela passarela da outra ponte até Jardim da Penha, retornando ao calçadão de Camburi na faixa de pedestres em frente a uma loja de bicicletas. 

Inspeção

As obras de recuperação estrutural foram definidas após inspeção realizada em todas as pontes da cidade no início de 2018.

"Estamos fazendo um trabalho inédito em Vitória, que é o monitoramento sistemático da situação das seis pontes que fazem a ligação entre o continente e a ilha de Vitória e os quatro elevados da cidade. A análise constatou a necessidade de intervenção nessa ponte. Fizemos o projeto, viabilizamos recursos, licitamos e aguardamos passar o verão para iniciarmos as intervenções", explicou o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Ponte Cecicliano Abel de Almeida

A Ponte Ceciliano Abel de Almeida foi construída em 1969, no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha. Em 2007, ela recebeu obras de reforço estrutural e ampliação do tabuleiro. Em 2015, uma passarela em estrutura metálica foi fixada ao tabuleiro da ponte e utilizada como ciclovia.

O que será feito

A infraestrutura da ponte está saudável e não apresenta necessidade de manutenção em seus tubulões (colunas de sustentação da ponte fixadas no fundo do canal) e blocos de concreto onde o tabuleiro é apoiado.

Na parte inferior do tabuleiro da ponte (estrutura de concreto por onde circulam os veículos), há necessidade de manutenção da estrutura com o jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas.

Na estrutura metálica utilizada como ciclovia, foi apontada a necessidade de substituição de peças metálicas e troca de algumas placas de concreto que formam o piso.

Ponte Petrônio Portela

A Ponte Petrônio Portela permite o acesso à ilha, com tráfego no sentido Jardim da Penha-Praia do Canto. Ela foi reforçada e ampliada em 2006 e sua estrutura de apoio, o tabuleiro e a passarela estão em boas condições.

O que será feito

Há necessidade de inspeções periódicas para continuar avaliando os efeitos do clima sobre a estrutura.

Matéria relacionada

Pontes são inspecionadas e recebem indicações de manutenções preventivas


Voltar ao topo da página