Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Iniciada confecção de tampa da galeria de drenagem na avenida Maruípe

Publicada em 03/08/2017, às 16h45 | Atualizada em 03/08/2017, às 17h44

Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


Central de Serviços

Central

Obras na Avenida Maruípe: interdição deve permanecer pelos próximos 15 dias (Ampliar imagem)

Central

A confecção da nova tampa da galeria foi iniciada nesta quinta (Ampliar imagem)

A forma da tampa de concreto de 5,4 toneladas da galeria de drenagem sob a avenida Maruípe começou a ser confeccionada nesta quinta-feira (03). Uma das quatro tampas foi retirada após trincar, provocando risco para o tráfego. O trecho em obras ocupa uma das faixas de tráfego da avenida no sentido Reta da Penha – Centro.

O trânsito está sendo controlado por guardas municipais, que estão liberando duas faixas de tráfego para o sentido da via que apresenta maior retenção (trânsito lento). A conclusão dos serviços está prevista para, no mínimo, 15 dias.

A peça danificada tem quatro metros de comprimento por dois metros de largura e 28 centímetros de espessura. Com o peso de 5,4 toneladas (equivalente ao peso de mais de cinco carros populares) a recomendação dos engenheiros foi pela confecção da nova peça no local onde ela será instalada.

As tampas das galerias deste trecho da avenida Maruípe servem de teto para as galerias que transportam as águas das chuvas de 17 bairros da Grande Maruípe para a estação de bombeamento de águas pluviais doutor Antônio da Silva Pinto, em Santa Luíza, passando inicialmente pelo Horto de Maruípe.

Macrodrenagem

A rede de macrodrenagem da cidade de Vitória formada pelas galerias em formato prismático (seção quadrada ou retangular) e com dimensões acima de 60 centímetros conta com 41.948 metros. São galerias construídas em concreto, a partir da decada de 1970, cuja cobertura é o piso das principais vias da cidade.

Vitória conta com galerias abaixo de avenidas como Reta da Penha, Paulino Müller, Maruípe, César Hilal, Jair Etiene Dessaune, Presidente Costa e Silva, por exemplo. Uma em cada dez ruas da maioria dos bairros da cidade contam com galerias com as mesmas dimensões. É rotina diária vistoriar o estado de conservação das galerias. Substituir as tampas trincadas também.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site