Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Ilha das Caieiras: restaurantes fazem promoção para homenagear desfiadeiras

Publicada em 02/08/2017, às 13h00 | Atualizada em 03/08/2017, às 17h27

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


André Sobral

Festival Mariscada

Restaurantes da Ilha das Caieiras vão oferecer pratos promocionais para celebra o dia das Desfiadeiras de Siri (Ampliar imagem)

Os restaurantes participantes do polo gastronômico da Ilha das Caieiras estão com pratos promocionais para celebrar o Dia das Desfiadeiras de Siri - ícone cultural e histórico do bairro -, que anualmente ocorre no dia primeiro de agosto. A homenagem começa nesta quinta-feira (03) e vai até o próximo dia 11.

Com pratos no valor de R$59,90 e servindo duas pessoas durante o período de almoço, será possível saborear mariscada, arroz de mariscos, bobó de mariscos e moquecas de cação ou dourado com camarão pequeno. A famosa casquinha de siri também poderá ser consumida nos restaurantes participantes por R$ 10,00 cada.

Tradição

A atividade de desfiar o siri é tradição na Ilha das Caieiras, um dos quatro polos gastronômicos criados pela Prefeitura de Vitória para incrementar o turismo e a culinária local. Os outros polos são Curva da Jurema, Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha.

De geração em geração, as mulheres se dedicam a atividade de desfiar o siri, que é um dos ingredientes principais da tradicional torta capixaba. A vida, as origens e a atividade profissional das desfiadeiras de siri já foram transformados em livro pelos escritores Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco.

Elas, ainda, foram temas de exposições de vários fotógrafos renomados, bem como material para documentários e diversas pesquisas. Para lembrar a importância desse ícone cultural para o município, foi instituído pela Lei Municipal 4.473, de 30 de julho de 1997, o Dia das Desfiadeiras de Siri, que passou a ser comemorado anualmente em 1º de agosto.

Ilha das Caieiras

A comunidade da Ilha das Caieiras teve origem ainda durante a colonização do Espírito Santo e foi ocupada no início do século XX devido ao transporte do café que era produzido na Região Serrana e transportado pelos rios Santa Maria e Bubu.

Os rios desembocavam no manguezal em frente à Ilha, que era um ponto de parada. Ao longo dos anos, as famílias desenvolveram a atividade da pesca e do desfio de siri.

Serviço
Restaurantes participantes/Polo Gastronômico da Ilha das Caieiras
- Beco do Siri
- Ilha Bela
- Gosto Português
- Teresão
- Sabor da Ilha
- Caieiras
- Casa da Moqueca
- Restaurante do Aguinaldo


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site