Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Idosos celebram Semana da Família nos Centros de Convivência da capital

Publicada em 15/05/2019, às 17h47 | Atualizada em 03/06/2019, às 11h48

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader

Emelly com sua mãe Vanessa na comemoração do dia da Familia CCTI do Centro de Vitória

Merendeira Vanessa Antônia levou a filha, Emilly, para participar da programação da Semana da Família no CCTI do Centro (Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Maria Eduarda com sua mãe Irene na comemoração do dia da Familia CCTI do Centro de Vitória

Irene ensina a filha, Maria Eduarda Godinho Marques, 6, a criar laços afetivos com a pessoa idosa (Ampliar imagem)

Afeto, respeito e laços afetivos. Em comemoração à Semana da Família, os Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTIs) estão levando a temática "Toda Família tem seu Talento" para os espaços este mês.

Nesta quarta-feira (15), o CCTI do Centro promoveu um encontro no qual os idosos puderam mostrar seus talentos nas áreas musical, artística, cultural e manual para a comunidade e seus familiares.

"A ideia é reaproveitarmos todo material que temos aqui no espaço. Fazemos nichos, peças de decoração, porta-retratos e garrafas pintadas que ajudam a decorar o ambiente. Isso ajuda a pessoa idosa a estimular a a criatividade, o lúdico e a coordenação motora fina", explicou a educadora de Artes Sandra Sad.

Família

“O CCTI do Centro é, para mim, uma família, já que eu não tenho mais a minha. Aqui eu me sinto feliz. Acho muito bonito o trabalho de todos os profissionais. Faço todo dia alguma oficina, seja de artes, artesanato ou pintura, coral ou aula de dança”, disse Luzia Nonato, 60.

Marlene Oliveira Defini, 64, foi acompanhada da neta Ana Beatriz dos Santos, 6, e afirmou estar muito feliz: “Me sinto muito feliz em trazer minha neta no espaço onde faço minhas atividades diariamente. Faço aula de dança, alongamento, artes e coral. Amo dançar até hoje”, disse Marlene.

Orgulho

A merendeira Vanessa Antônia levou a filha, Emilly, para participar da ação. “Me sinto muito feliz e orgulhosa em ter minha filha hoje aqui comigo. É sempre muito bom trazer um pedacinho da gente. Meu coração se enche de alegria", contou Vanessa.

A filha retribuiu o carinho: "Minha mãe é minha flor. Gosto muito de estar aqui com ela", disse Emilly.

Respeito

A psicóloga do CCTI, Irene Jesus Godinho Marques, ensina a filha, Maria Eduarda Godinho Marques, 6, a criar laços afetivos com a pessoa idosa.

"Acho que é de extrema importância poder compartilhar esses momentos com a minha família. Quero ensinar a ela desde pequena os valores de respeito e criar vínculos afetivos de amor com a pessoa idosa. Família tem que estar sempre junta. Aqui no CCTI é como se fôssemos uma única família".

Integração

“O objetivo é o fortalecimento de vínculos sociais e familiares. Estamos trabalhando a temática “O Direito de Ser”, como o idoso ter direito de se manifestar e ter sua formação própria, a aceitação do outro e autonomia. Então, é um momento também de integração de todo mundo. Alguns aqui não têm mais seus familiares. A ideia é a aproximação e fortalecer essa rede de proteção ao idoso e um ajudar a cuidar do outro", explicou o coordenador do CCTI do Centro, Paulo Cassa.

Elizabeth Nader

D. Marlene com Ana Beatriz na comemoração do dia da Familia CCTI do Centro de Vitória

Marlene Oliveira fez questão de levar a neta Ana Beatriz para participar das atividades (Ampliar imagem)

Elizabeth Nader

Senhora Luzia Nonato na comemoração do dia da Familia CCTI do Centro de Vitória

Luzia Nonato diz que o Centro de Convivência da Terceira Idade é, para ela, uma família (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site