Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Idosas aprendem sobre infecções sexuais, câncer de mama e prevenção de quedas

Publicada em 04/10/2018, às 13h06 | Atualizada em 04/10/2018, às 13h06

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Outubro Rosa

Idosas receberam várias orientações de saúde no Mercado São Sebastião (Ampliar imagem)

O grupo da terceira idade de Jucutuquara participou de uma ação conjunta entre o Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), a Unidade de Saúde da Ilha de Santa Maria e a Associação de Moradores de Jucutuquara, nesta quinta-feira (4), no Mercado São Sebastião. Aproximadamente 20 idosas puderam ouvir orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), câncer de mama, câncer de colo de útero e prevenções de quedas.

Em homenagem ao Outubro Rosa, muitas delas vestiram a camisa alusiva à campanha. O médico Eduardo Pavan e a enfermeira Juliana Santana Dare, ambos da US da Ilha de Santa Maria, ressaltaram que o preconceito não pode impedir as mulheres de se protegerem em nenhuma idade.

"Tanto a pessoa idosa como a sociedade em geral veem o idoso como alguém assexuado. Na ação de hoje, percebemos como esse tema gera interesse e é necessário para essa população. Além disso, essas mulheres podem se tornar multiplicadoras do conhecimento e passar para seus filhos ou netos o que aprenderam aqui", explicou Juliana.

Preservativos

Pavan ressaltou que a abordagem em grupo contribui na reflexão de alguns comportamentos, como o uso de preservativos femininos. "Às vezes, as pessoas se sentem mais seguras para perguntar e participar de temas considerados tabus em um ambiente mais descontraído e, assim, a informação flui melhor".

Divulgação Semus

Outubro Rosa

Participantes também tiveram a oportunidade de fazer aferição da pressão (Ampliar imagem)

Quedas

Outro assunto abordado foi o risco de quedas na terceira idade. Fisioterapeuta do Crai, Carlos Artur Machado Vidal deu dicas para os idosos evitarem acidentes dentro de casa e na rua. O perigo, segundo ele, é o prejuízo da autonomia e da independência do idoso quando ele fica ferido. "Normalmente, a pessoa idosa leva tempo para se recuperar, pode ficar acamada em casa ou no hospital, e isso piora a sua qualidade de vida. A queda é a segunda maior causa de morte entre os idosos. Por isso, é preciso cuidado para evitá-la".

Aprovação

Dona Ivete Margarida Loreato Ferreira, de 67 anos, aprovou a ação. "Eu amei tudo. Todas as informações são muito úteis. Ações assim precisam continuar, mesmo que seja sobre o mesmo tema, pois é sempre bom recordar o que nos faz bem".

Já Maria Pereira Rocha, 70, disse que se divertiu muito enquanto aprendeu. "Foi muito bom ouvir tantas explicações interessantes entre as amigas. E aprender coisas novas também, pois nenhuma de nós aqui conhecia a camisinha feminina. Estão todos de parabéns pela iniciativa".

Dia do Idoso

O Dia do Idoso em todo o mundo é comemorado em 1º de outubro. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma série de atividades durante o mês de outubro, com palestras, oficinas, atividades físicas, forró, bingo, orientações sobre saúde bucal e alimentação saudável, além de testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV.

As próximas atividades programadas são:

Data: sexta-feira (5)
Horário: 15h30
Local: sala de espera do Crai
Ação: Palestra “Ambiente Seguro – como evitar quedas”

Data:17 de outubro
Horário: 9 às 11 horas
Local: Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz
Ação: Alongamento e orientação à saúde auditiva do idoso

Data: 18 de outubro
Horário: 13h45
Local: Sala de espera do Crai
Ação: Dança sênior com pacientes e acompanhantes.

Data: 22 de outubro
Horário: 14 às 16 horas
Local: Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz
Ação: Roda de conversa sobre saúde mental do idoso.

Data: 23 de outubro
Horário: 14 horas
Local: auditório da US de Consolação
Ação: Confraternização “Chá Rosa” para grupo de idosas e demais mulheres interessadas


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site