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Ideb: 33 Emefs obtiveram avanço em relação ao último índice

Publicada em 06/09/2018, às 13h18 | Atualizada em 06/09/2018, às 13h25

Por Renata Moreira (rpmoreira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme

Emef Maria Madalena

Equipe da Emef Maria Madalena de Oliveira comemora resultado da unidade no último Ideb (Ampliar imagem)

De acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, 33 das 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória tiveram avanços significativos em comparação à última avaliação, em 2015. 

O índice avalia o ensino fundamental e médio no País, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Destaque

Numa escala que vai de 0 a 10, a Emef Maria Madalena de Oliveira, que fica em Jardim Camburi, obteve 7,9, a maior média da rede municipal de ensino da Grande Vitória.

"Estou muito feliz, mais uma vez, com a nossa classificação. Isso é resultado da parceria da escola com as famílias, que atuam na gestão e acompanham a vida acadêmica dos filhos, e da dedicação e do compromisso de toda equipe da unidade. É resultado também dos projetos que desenvolvemos no contraturno de intervenção pedagógica para alunos com dificuldade de aprendizagem", pontuou a diretora da Emef, Marta Valéria dos Santos.

Meta

Além disso, 26 Emefs, entre anos finais e iniciais, atingiram a meta projetada em 2017: Adevalni Sysesmundo Ferreira; Álvaro de Castro Mattos; Amilton Monteiro; Aristóbulo Barbosa Leão; Arthur da Costa e Silva; Ceciliano Abel de Almeida; Custódia Dias de Campos; Éber Louzada Zippinotti; Elzira Vivacqua dos Santos; Francisco Lacerda de Aguiar; Juscelino Kubitschek de Oliveira; Lenir Borlot; Irmã Jacinta Soares; Izaura Marques da Silva; Marechal Mascarenhas de Moraes; Maria José Costa; Maria Madalena de Oliveira; Padre Anchieta; João Bandeira; Regina Maria Silva; Anacleta Schneider Lucas; Eunice Pereira Silveira e Adão Benezath.

Leonardo Silveira

Projeto Instrumentarte - Apresentação de Congo em Homenagem do Dia do Folclore

Atuação dos professores e ações desenvolvidas junto aos alunos para aprimorar a aprendizagem são essenciais para evolução no Ideb (Ampliar imagem)

Desafios

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, pontuou os desafios para continuar avançando. "A convergência de fatores intra e extraescolares, envolvendo a parceria com as famílias e o entorno da unidade escolar, são elementos fundamentais para que tenhamos cada vez mais sucesso. Porém, preciso destacar que, de todos os fatores, o mais determinante é, sem dúvida, a atuação comprometida e responsável dos professores que, incansavelmente e criativamente, desenvolvem estratégias pedagógicas que potencializam o ensino".

Ela destacou ainda as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). "Temos, na Seme Central, ações que são indutoras para inovar metodologias de ensino. Esse resultado indica que estamos acertando na intensa ação de assessoramento pedagógico e no vasto cronograma de formações continuadas, além do constante processo de orientação à intervenção pedagógica. Vamos continuar nesse caminho e levar ainda mais inovação com foco na aprendizagem".

Tempo integral

Outro dado interessante do Ideb é que as três unidades de ensino que funcionam em tempo integral avançaram em relação a elas mesmas. São elas: Anacleta Schneider Lucas, Moacyr Avidos e Professora Eunice Pereira Silveira.

Ideb

Criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador que reúne dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


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