Notícias

Hotsite reúne informações sobre gestão da orla de Vitória

Publicada em 09/02/2018, às 07h00 | Atualizada em 09/02/2018, às 08h28

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Praia de Camburi
Vitória passou a fazer a gestão das praias após acordo com a SPU

A partir desta sexta-feira (9), a Prefeitura de Vitória disponibiliza, em plataforma virtual, informações referentes à gestão da orla das praias da cidade. A ação está prevista no termo de adesão assinado entre a Prefeitura e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Você pode acessar em http://sites.vitoria.es.gov.br/gestaodaorla/.

O secretário interino de Gestão, Planejamento e Comunicação, Márcio Passos, responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, destacou a importância de a administração municipal poder fazer a gestão da orla.

"Ter a possibilidade de fazer a gestão de espaços urbanos e, agora, da orla da cidade, por exemplo, é dar autonomia para conseguirmos avançar, tornando nossa orla um espaço ainda mais atrativo e acolhedor. Dentre as informações que constarão no site, estão a medição da balneabilidade, o uso compartilhado do calçadão, o Código de Posturas e a organização dos vendedores ambulantes, entre outros", finalizou Passos.

Gestão

As praias marítimas urbanas, inclusive bens de uso comum com exploração econômica (quiosques, bares e restaurantes), serão geridos pelo município.

A finalidade do termo de adesão é estabelecer condições para uma melhor gestão dos espaços litorâneos, ensejando uma melhoria continuada e orientada para o uso racional e a qualificação ambiental e urbanística desses territórios.

Formas de exploração

O município também poderá explorar a publicidade, licenciar e fiscalizar atividades econômicas, realizar obras e até ceder espaço para realização de eventos na orla. Equipamentos para melhorar a infraestrutura turística também podem ser instalados nas praias. Toda receita arrecadada dessas atividades será do município.


Voltar ao topo da página