Notícias

Guarda Municipal prende homem por quebra de medida protetiva

Publicada em 01/08/2018, às 18h00

Por Eduardo Brinco, com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Patrulha
Mulheres que se sentem ameaçadas podem acionar o Botão do Pânico. O dispositivo tem o objetivo de reduzir os altos índices de violência doméstica

Agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória deram voz de prisão a um homem, na noite desta terça-feira (31), suspeito de violar medida protetiva. A viatura foi acionada por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), 190, e conduziram o acusado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

A ex-companheira que possui botão do pânico contra o acusado não chegou a acionar o dispositivo.

Botão do Pânico

Desde 2013, mulheres em Vitória que se sentem ameaçadas por ex-maridos, namorados ou companheiros contam com um mecanismo importante de proteção: o Botão do Pânico.

O dispositivo faz parte de um projeto pioneiro e funciona em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). O objetivo é reduzir os altos índices de violência doméstica registrados na capital.

O equipamento foi distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. Ele capta e grava a conversa num raio de até cinco metros. A gravação poderá ser utilizada como prova judicial.

O Botão do Pânico também dispara informações para a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM), com a localização exata da vítima, para que uma viatura da Guarda Municipal seja enviada ao local. Para garantir agilidade no atendimento ao pedido de proteção, a administração municipal disponibiliza viaturas da Guarda 24 horas.


Voltar ao topo da página