Notícias

Guarda Municipal orienta motoristas e alunos no trânsito na volta às aulas

Publicada em 01/02/2017, às 12h30 | Atualizada em 03/02/2017, às 16h01

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Volta às aulas Campanha Educativa de Trânsito
Guarda Municipal alerta pais e responsáveis para a travessia segura das crianças em frente às escolas

O início do ano letivo nas escolas públicas e privadas costuma trazer também um aumento significativo no número de veículos circulando na cidade, além de pequenos conflitos entre os motoristas em frente aos portões das unidades. É possível evitar esse estresse com medidas simples, desde que seja respeitada a legislação de trânsito.

Em frente às escolas, os motoristas devem evitar o estacionamento em fila dupla, que é uma infração de trânsito, e realizar apenas o embarque e o desembarque de passageiros. As filas de carros em estacionamento irregular são o principal transtorno para os motoristas e moradores que transitam perto das escolas.

Por sinal, a parada do estacionamento é uma dúvida comum entre muitos condutores. De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Marcelo Perozini, a parada é o tempo estritamente necessário para o embarque ou desembarque de passageiros.

"Esperar o filho no carro na porta da escola não é parada, isso é estacionamento, e, quando feito em fila dupla, é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH. A melhor dica para quem vai buscar o filho é procurar uma vaga mais afastada e ir andando até o portão", alertou.

Segurança

Os pais devem ficar atentos também com a segurança dos filhos na hora do desembarque dos veículos, seja no carro ou no transporte público. Nos carros, a saída deve ocorrer sempre do lado direito, voltado para a calçada. No caso do ônibus ou van, as crianças nunca devem atravessar a rua passando na frente do veículo, mesmo na faixa de pedestres, pois isso retira a visão de um carro ou moto que possa estar passando.

A recomendação é esperar que todos os passageiros do ponto desembarquem, deixar o ônibus passar e, então, atravessar com visualização total da via.

Operação "Volta às Aulas"

Para evitar acidentes com crianças pequenas, os agentes de trânsito da Guarda também vão realizar a operação "Volta às Aulas", a partir da próxima segunda-feira (6), nas escolas que apresentam maior risco para a travessia de pedestres. A maioria das unidades está localizada ao longo da rodovia Serafim Derenzi, via que apresenta fluxo intenso e diversas escolas municipais. Escolas da rede particular também receberão a presença dos agentes, mas com foco na organização do trânsito.


Voltar ao topo da página