Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Guarda Municipal organiza trânsito perto das escolas na volta às aulas

Publicada em 05/02/2019, às 10h39

Por Naira Scardua (nascardua@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida

Atuação da Guarda Municipal

Agentes de trânsito da Guarda Municipal ajudam pais e alunos a atravessar as vias com segurança (Ampliar imagem)

Muitas escolas da rede particular de ensino retomaram as aulas nesta segunda-feira (4), e a Guarda Municipal de Trânsito se posicionou em pontos estratégicos que apresentam maior retenção no trânsito por causa do grande fluxo de veículos.

A estimativa é de que o fluxo de veículos aumente de 40 a 50% com o retorno das aulas. E os agentes fazem o planejamento para atuar nas ruas que dão acesso às vias principais da cidade.

Muitas vezes fazem a liberação do trânsito no semáforo vermelho, atuam em rotatórias e também nas faixas de pedestres. Eles também atuam na fiscalização das irregularidades cometidas por pessoas que deixam os estudantes nas escolas.

Consciência

"Muitos costumam estacionar em local proibido e parar em fila dupla. Isso coloca em risco a vida dos alunos e também dos próprios motoristas. É preciso que as pessoas tenham mais consciência de que, além de cometer infração de trânsito, estão dando mau exemplo, atrapalhando o trânsito e colocando os estudantes em situação arriscada", alertou o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito Marcelo Perozini.

Mara Soares, mãe do Heitor, de 9 anos, aprova a atuação dos agentes nas proximidades das escolas. "Eu fico mais segura sabendo que a Guarda está por perto. Assim acredito que os motoristas ficam mais conscientes".

E o pequeno Heitor, que mora perto da escola e costuma ir sozinho a pé, já mostra que sabe bem cumprir a parte dele quando o assunto é segurança no trânsito. "Olho sempre para os dois lados e passo pela faixa de pedestre", afirmou.

Rede municipal

As aulas na rede municipal de ensino serão retomadas nesta quarta-feira (6), e a Guarda Municipal de Trânsito vai atuar na frente de várias unidades para garantir uma travessia segura para pais e alunos, uma vez que nesses locais o fluxo maior é de pedestres.

A Guarda Comunitária também está com esquema especial para o retorno das atividades escolares. A patrulha escolar vai garantir a segurança com reforço no patrulhamento nos horários de entrada e saída das principais escolas da rede municipal.

Durante as aulas, acontecem também as "visitas tranquilizantes", quando os agentes entram de surpresa nas unidades para checar a segurança.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site