Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Guarda Municipal detém três pessoas por pichação no Centro

Publicada em 10/04/2017, às 15h31

Por Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Central de Videomonitoramento da Guarda

Pichação no Centro

Central de Videomonitoramento flagrou os três suspeitos de fazer pichação no Centro (Ampliar imagem)

Pichação no Centro

Câmeras também registraram a chegada da viatura da Guarda e o momento da abordagem (Ampliar imagem)

A Guarda Civil Municipal de Vitória, com o auxílio das câmeras de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), deteve, na noite deste último domingo (9), três homens que picharam a lateral do muro de um prédio comercial no Centro.

Com os indivíduos, foram encontrados 11 latas de tinta em spray, um galão de tinta comum, um rolo profissional, um cigarro de substância similar a maconha, além do caderno que continha os moldes dos desenhos.

Os três homens foram identificados cometendo o crime de pichação por um dos operadores da Central de Videomonitoramento, que imediatamente comunicou a ocorrência aos agentes da Guarda 24 horas. A guarnição chegou ao local em menos de sete minutos e deteve o grupo, que foi encaminhado para a 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Denúncias

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, é importante que a população apoie o município e ajude a fiscalizar a cidade. "No ano passado, tivemos, em média, duas ocorrências de depredação ou vandalismo por mês, por isso nós contamos com o apoio e a denúncia da população para que continuemos a deter essas pessoas", disse.

Qualquer pessoa que visualizar a ocorrência de pichação pode realizar denúncia por meio do telefone 190 (Ciodes). A partir da ligação, uma viatura da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal será encaminhada até o local.

Câmeras

Vitória possui, atualmente, 160 câmeras de videomonitoramento distribuídas em diversos bairros, sendo que o Centro conta com 40 câmeras do programa "Crack é Possível vencer", operadas pela Polícia Militar. Com a ajuda de denúncias e das imagens de videomonitoramento, a Guarda Civil Municipal conseguiu deter 20 pessoas por praticar pichação em 2016.

Penalidade

O ato de pichação é crime, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano e multa, de acordo com o art. 65 da lei federal 9.605/98.

Conforme lei municipal, em vigor desde outubro de 2016, a multa para quem for flagrado danificando patrimônio público municipal é de R$ 9.007,80, mais o custo para reparação do patrimônio avariado. Caso o infrator não tenha condições financeiras de arcar com a multa, ela poderá ser convertida em serviços comunitários.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site