Notícias

Guarda Civil Municipal realiza campanha de doação de sangue nesta quarta

Publicada em 14/02/2017, às 15h31

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Doação de sangue
Caminhão do Hemoes coletará as doações de sangue no pátio da Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal de Vitória realizará, nesta quarta-feira (15), uma campanha de doação de sangue na garagem da antiga base da corporação, na Ilha de Santa Maria. O gesto de solidariedade visa atender pessoas que dependem de uma transfusão sanguínea para sobreviver.

A campanha é uma parceria com o Hemoes, que pede a colaboração dos doadores para repor o estoque dos bancos de sangue no Estado. 

A coleta será realizada das 8 às 17 horas, aberta a qualquer pessoa. O convite também foi enviado aos agentes da Guarda. O caminhão do Hemoes ficará na área do pátio da garagem, na rua Hermes Curry Carneiro, em Ilha de Santa Maria.

Cuidados necessários

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), cada unidade de sangue doado pode privilegiar até três pessoas, isso porque é fracionado, no laboratório, em concentrado de hemácias, plaquetas e plasma. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas são os mais beneficiados pelas doações.

Para doar sangue, existem alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose, infecção ou cirurgias recentes, assim como quem realizou endoscopia ou procedimentos similares há menos de seis meses. Quem tem ou já teve histórico de doenças sexualmente transmissíveis também está fora do grupo de doadores.

Recomendações para doação

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais, como pressão, pulso e temperatura.


Voltar ao topo da página